Projeto de Léo Moraes que prevê isenção de taxas para idosos na renovação de CNH pode ser aprovado no Congresso

Projeto foi aprovado na comissão da Câmara, mas ainda tem longo caminho até sanção presidencial

Um projeto de lei do ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos-RO) obteve parecer favorável na comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que prevê a isenção de taxas para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a pessoas com 60 anos ou mais.

A relatora Dayany Bittencourt, que é do União Brasil do Ceará deu parecer favorável. No entanto, é importante ressaltar que o projeto não está em vigor ainda. É preciso percorrer um grande caminho para que isso aconteça.

Os passos seguintes para o projeto são estes listados abaixo:

  • O texto deve passar por algumas outras comissões, como a de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça e de Cidadania; e também a de Viação e Transportes;
  • Caso passe por estas comissões, o projeto avança para o plenário da Câmara de Deputados;
  • Se o texto for aprovado na Câmara (é preciso aprovação da maioria dos 513 deputados que compõem o espaço), o texto é encaminhado ao Senado Federal;
  • Por fim, se o Senado aprovar é que o texto é encaminhado para a sanção do presidente da República.

Neste projeto, sugere-se que o valor para a taxa de renovação referente aos exames de aptidão física e mental, exigidos no processo de renovação da CNH, não seja mais cobrado para as pessoas que têm 60 anos de idade ou mais.

Léo Moraes, que atualmente é diretor do Detran de Rondônia, disse ter ficado feliz com a notícia, “é realmente uma proposta importante, já que a renda dos idosos é seriamente comprometida com o passar dos anos, com medicamentos e alimentos. Nada mais justo que eles fiquem isentos dessas taxas que podem facilmente ser abolidas pelos Estados sem afetar o orçamento’, afirmou.

 

Via Alan Alex / Painel Político

Comments (0)
Add Comment