Os profissionais de saúde da rede municipal realizam, até o dia 19 de maio, uma atualização de Suporte Avançado de Vida no trauma (ATLS, sigla em inglês/ Advanced Trauma Life Support), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Departamento de Média e Alta Complexidade (Demac). Participam da série de treinamentos, desde o último dia 2, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Sul e Zona Leste, Posto de Saúde José Adelino e Policlínica Ana Adelaide.
A enfermeira Valdiza Gomes, do Demac, explica que o treinamento consiste no atendimento intra-hospitalar nos casos de parada cardiorrespiratória, revisar os protocolos de atendimentos, novas atualizações e diretrizes de 2015, transporte de pacientes, atendimentos de suporte básico e suporte avançado.
Segundo o médico intervencionista Vinícius Ubirajara, do Departamento de Média e Alta complexidade da Semusa, uma pessoa acometida por uma parada cardiorrespiratória dentro de uma Unidade de Saúde, inicialmente, recebe o atendimento de suporte básico para, na sequência, receber o suporte avançado com intervenção do médico plantonista. “A vítima em parada cardíaca, recebe de imediato o atendimento básico, massagem cardíaca, ventilação adequada e depois o atendimento avançado, que é a massagem cardíaca, ventilação, medicação e desfibrilação”, informa Vinícius.
“A educação continuada é muito importante, principalmente na urgência e emergência. Precisamos proporcionar aos profissionais os conhecimentos técnicos e atualizar as mudanças que ocorrem. Nosso principal objetivo é melhorar os atendimentos dos usuários nas Unidades de Saúde”, avalia a diretora do Demac, Francisca Neri.
Esta semana as atividades aconteceram na UPA da Zona sul e no posto de Saúde José Adelino. Já nas próximas semanas, os treinamentos dos profissionais de saúde acontecerão na Unidade de Pronto Atendimento da Zona Leste e Policlínica Ana Adelaide.
Por Joéliton Menezes (NIEMSUS – SEMUSA)