O Centro de Referência de Imunobiológicas Especiais (Crie) organizou um encontro em celebração ao Novembro Roxo na última semana. A atividade teve como objetivo a prevenção ao nascimento de crianças prematuras, buscando conscientizar a comunidade sobre a importância desse cuidado especial.
A atividade contou com a participação de profissionais de saúde, compartilhando informações sobre o tema aos presentes. Além de abordar temáticas relevantes para a saúde materno-infantil, o encontro também destacou as ações do Crie, destacando seu espaço físico e o trabalho de referência prestado à população vilhenense.
Até o ano de 2022, Vilhena e a região do Cone Sul enfrentavam o desafio de encaminhar mensalmente crianças prematuras a Cacoal ou Porto Velho para a aplicação do Monoclonal Palivizumabe. No entanto, neste ano marca uma conquista significativa, com a descentralização das vacinas especiais da imunização para o CRIE.
“Essa descentralização garantiu o fim dos deslocamentos frequentes, permitindo que as crianças prematuras sejam contempladas com as aplicações dentro do próprio município”, explica Jaqueline Furini Vaz, enfermeira do Crie. Ela reitera que esta é uma vitória aguardada pelas famílias, que agora participam da triagem médica e depois recebem as doses da vacina Palivizumabe.
O Crie está localizado nos fundos do Hospital Regional de Vilhena, ao lado do Instituto do Rim de Rondônia (IRR).
Via prefeitura de Vilhena