Prefeitura de Porto Velho reforça a continuação das doações para os desabrigados do Rio Grande do Sul

Até o momento, já foram enviadas três carretas de doações de água, roupas, calçados, cobertores e até brinquedos

Desde que fortes chuvas atingiram o Rio Grande do Sul e provocaram a maior tragédia climática do estado, a Prefeitura de Porto Velho vem se empenhando numa grande força-tarefa, na campanha solidária SOS Rio Grande do Sul, promovida pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom).

Toda essa ação conjunta de trabalho conta com apoio de parceiros, a exemplo da empresa de transportes Eucatur, responsável por levar arrecadações das doações em carretas via terrestre. O objetivo principal da integração é mobilizar as prefeituras e a população dos 52 municípios rondonienses para que o estado gaúcho receba as doações de mantimentos essenciais, já que a enchente afetou mais de 400 municípios.

É possível ajudar doando roupas, cobertores, alimentos não perecíveis, água e artigos de higiene pessoal e limpeza, e ração animal.

BALANÇO DAS DOAÇÕES

Até o momento, já foram enviadas duas carretas com fardos de água e outra na última semana com doações dos demais mantimentos essenciais, com cerca de 16 toneladas, cada uma.

Voluntários e servidores municipais estão se empenhando na coleta e separação das doações, identificando os donativos enviados, separando os itens por tipo, faixa etária, tamanho e gênero como meio de facilitar o recebimento por parte das famílias desabrigadas do Rio Grande do Sul.

Das doações de água, 19.200 litros de água mineral foram doados pela empresa Minalinda e Rede de Farmácias FTR. Outra carreta encaminhada pela empresa Agrosoja e o CTG de Rondônia recolheu a água que estava na empresa aérea Azul para destinação por meio do transporte terrestre.

ATENÇÃO AO DOAR

– Doar roupas, cobertores e utensílios que estejam em perfeito estado, agilizando dessa forma, o trabalho de separação dos voluntários nas doações;
– Prefira doar roupas e sapatos confortáveis que estão em bom estado e podem ser usados no dia a dia;
– Para colaborar com o trabalho dos voluntários, é recomendado que as peças sejam separadas por gênero, tipo de roupa ou numeração. Amarre ou junte os pares de sapatos com uma fita adesiva;
– Evite doar roupas de festa e sapatos de salto alto, que não são necessários agora;
– Doe apenas roupas íntimas novas ou nunca usadas;
– Agasalhos são essenciais no momento;
– Doe também ração para cães e gatos.

LOCAIS DE DOAÇÃO

As doações em todo município continuam sendo arrecadadas e os pontos de coleta em Porto Velho estão funcionando nos seguintes locais:
– Prédio do Relógio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
– Na sede da Arom, na av. Farquar, 2985, Panair, até as 17h;
– Na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, localizada na rua José do Patrocínio n° 200, Centro. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 21h, mas aos sábados e domingos também estará atendendo somente para receber doações.

 

Por Daniela Castelo Branco

enchentePorto VelhoPrefeituraRio Grande do SulRondônia
Comments (0)
Add Comment