A prefeitura de Porto Velho segue com o mutirão de limpeza nos distritos localizados ao longo da BR-364. O trabalho que está sendo feito nos núcleos urbanos e regiões rurais é realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), por meio da Coordenadoria de Estradas Rurais.
O secretário Leonel Bertolin disse que o serviço já foi concluído em Extrema e Vista Alegre do Abunã. Há uma semana foi iniciada a recuperação das ruas e linhas vicinais em Nova Califórnia, onde o trabalho ainda deve durar cerca de 20 dias “Posteriormente será a vez de Abunã, Vila da Penha, Nova Mutum e Jacy-Paraná”, informou. Outra equipe executa ações semelhantes em União Bandeirantes, de onde seguirá para Rio Pardo.
De acordo com Bertolin, os distritos estão sendo contemplados com serviços de limpeza, retirada de entulhos, encascalhamento, drenagem, reabertura de vias públicas que por vários anos ficaram abandonadas e abertura de novas ruas. São cerca de 130 a 140 quilômetros de vias recuperadas por distrito, sem falar nas estradas vicinais. “Somente em Extrema, Vista Alegre e Nova Califórnia existem 900 quilômetros de linhas rurais”, declarou o secretário.
Em todo Município são mais seis mil quilômetros de estradas. Desse total, 2.800 quilômetros são atendidos pelo transporte escolar. Somente em 2015, a prefeitura recuperou 2.300 quilômetros e este ano, a meta é atingir pelo menos 3.500 quilômetros de vicinais recuperadas. “Cuidar dos distritos e do setor produtivo é uma determinação do prefeito Mauro Nazif e faz parte do seu plano de gestão implantado em 2013”, enfatizou Leonel Bertolin.
O secretário acrescentou que essas ações estão dentro do projeto de Nazif que visa fortalecer o setor produtivo para alavancar a economia no Município por meio do agronegócio. A estratégia envolve a recuperação de estradas para garantir o escoamento da produção, investimento tecnológico, implantação de feiras para comercialização dos produtos direto com os consumidores, distribuição de calcário e muitos outros investimentos para melhorar a qualidade de vida do homem do campo.
Por Augusto José | Fotos Semagric