Dando sequência ao trabalho de desobstrução da rede de drenagem para coibir alagações e danos à pavimentação das vias públicas, a prefeitura de Porto Velho designou uma equipe para atuar na Rua Julho de Castilho próximo da Pinheiro Machado, região central da cidade. Uma manilha (tubo de cimento) cedeu e bloqueou o escoamento das águas pluviais, o que vinha causando transtornos para os moradores.
De acordo com o chefe da Divisão de Águas, Esgoto e Drenagem (DAED) da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), o problema foi causado por um vazamento no sistema de escoto sanitário da Companhia de Água e Esgotos de Rondônia (Caerd), que passa sobre a rede de drenagem construída pela prefeitura. “O vazamento causou erosão e fez com que a manilha cedesse”, completou.
A prefeitura teve que interditar a via e abrir um buraco para substituir a tubulação. Foi constatado, ainda, que havia muito lixo no interior dos tubos, o que também prejudicava o escoamento das águas. Para resolver o problema, o caminhão conhecido como “Tatuzão” foi acionado para lançar jatos de água potentes e desentupir as manilhas. Os garis também limparam uma “boca de lobo” – abertura por onde passa a água das chuvas que estava cheia de folhas e lixo.
No lugar das manilhas danificadas pela erosão, foram instalados dois tubos de PVC com seis metros de comprimento cada e 40 centímetros de diâmetro. Antes, porém, uma equipe da Caerd foi solicitada para conter o vazamento na rede de esgoto sanitário.
Por Augusto José | Fotos Frank Nery