A prefeitura de Porto Velho concluiu mais uma etapa da pavimentação asfáltica na Rua Pirapitinga, bairro Lagoa, região Leste da cidade. O trecho trabalhado, com cerca de 200 metros de extensão, é o que faz ligação com a Avenida Guaporé e foi asfaltado na sexta-feira (21). A obra está sendo executada com recursos próprios e possibilita uma nova alternativa de ligação com a BR-364 e outras regiões da capital rondoniense.
Segundo informa o responsável pelos trabalhos, Antônio Carlos dos Anjos, falta agora a última etapa para que a Secretaria Municipal de Obras (Semob) conclua a pavimentação da via, a parte que está próxima da BR-364. No entanto, por causa do período chuvoso, não revelou a estratégia a ser utilizada para terminar a obra.
O secretário Gilson Nazif (Semob), disse que o trabalho no bairro Lagoa não se limita à Rua Pirapitinga. “Faremos uma grande obra de drenagem e asfaltamento no bairro, que vai dar mais tranquilidade para os moradores”, garante. Ele acrescenta que na Rua Piramutaba, por exemplo, parte da drenagem já foi concluída. A ação da prefeitura vai contemplar várias ruas.
A Rua Pirapitinga foi asfaltada perto do final da última gestão, mas estava completamente deteriorada, tomada por crateras e lama. O transtorno para quem precisava passar pelo local era grande, mas o prefeito Mauro Nazif decidiu mudar radicalmente as condições de mobilidade. A obra também significa mais segurança no transito e melhor qualidade de vida para a comunidade.
De acordo com Antônio dos Anjos, foi necessário fazer um novo levantamento topográfico da rua, retirar o que restou da antiga camada asfáltica, levantar o nível da pista e construir novo sistema de drenagem para acabar com os pontos de alagamentos. Na parte que falta concluir, será necessário compactar com pedras, devido ao trânsito de carretas que abastecem um comércio atacadista no local.
Outras obras
Também com recursos, próprios a prefeitura através da Semob, realizou obras de asfaltamento no bairro Eletronorte (zona Sul), Nacional e Rua Florianópolis, bairro Nova Esperança (setor Norte); Rua Álvaro Maia entre Avenida Jorge Teixeira e Guanabara; Jaci-Paraná entre Brasília e João Goulart; Raimundo Cantuária entre Guanabara e Nações Unidas, ambas no centro da cidade, dentre outros pontos citados por Antônio dos Anjos.
Por Augusto José | Fotos Frank Nery