O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, esteve na de terça-feira (10) vistoriando as obras da Secretaria Municipal de Obras (Semob) no Bairro Teixeirão. Na oportunidade, conversou com moradores e anotou reivindicações.
A Semob, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, realizou serviços de limpeza e conformação das vias públicas que ficam no quadrilátero margeado pelas ruas Mamoré, Calama, Vieira Caúla e Sheila Regina. Ao todo, onze ruas nesse espaço deverão receber asfalto, excetuando apenas a Rua Júlia, já asfaltada. São os casos das ruas Cristina, Neuza, Pinheiro Machado, já asfaltada desde o centro, mas não nessa parte, Janaína, Maria de Lourdes, Chirleane, Fabia, Michele, R. A. Cardoso e Francisco Barros.
Segundo o secretário-adjunto da Semob, Marcelo Teixeira, esses serviços realizados pela Prefeitura demonstram que dentro de um planejamento e com conhecimento de cada região da cidade, muitos trabalhos podem ser realizados mesmo durante o período de inverno, embaixo de chuva. “Estamos abrindo muitas frentes de serviços, assim que as chuvas recuarem, nós poderemos iniciar os asfaltamentos. Nesta região foram feitas limpezas do material rejeitado para a formação de base e sub-base do asfalto, que há muito tempo havia se depositado nas ruas. Depois, realizamos a conformação dos leitos das vias, aproveitando o cascalho já existente, porque aqui era uma antiga cascalheira, mas também tivemos que trazer mais cascalho para nivelar algumas bacias que se abriram com o tempo”, informou.
As ruas do quadrilátero já possuem declividade natural, o que beneficiou a velocidade dos trabalhos, já que não acarretaram a realização de colocação de tubos para drenagens, conforme são requeridos em outros bairros. “Aonde há declividade podemos eliminar a colocação de tubulação. Aqui, pegamos a Espigão que declina de um lado para a Avenida Mamoré, que já possui rede de drenagem, e de outro para a Rua Sheila Regina, que também já possui tubulação. Os serviços, portanto, foram desenvolvidos a um custo baixo, porque foram feitos com maquinário e equipes próprias da Semob. O tempo planejado para recebimento de asfalto deriva da expectativa de recuo das chuvas, esperados para o mês de maio”, disse o secretário.
Segundo os levantamentos da Semob, cerca de quatrocentas residências serão beneficiadas com asfalto às suas portas, além dos comércios, igrejas e outros estabelecimentos. Alfredo Sanches Alves, há dez anos morador do bairro, expressou sua satisfação com os serviços da Prefeitura. “Creio que com a vinda do prefeito as coisas sinalizam mudanças reais, porque durante muito tempo esperamos que alguma autoridade viesse ver de perto a situação das nossas ruas. Agora, aguardamos a chegada do asfalto. Promessas já existiram antes, mas tudo indica que agora a coisa é para valer mesmo”, afirmou.
Os trabalhos da Semob foram iniciados em janeiro e terminados em fevereiro. O prefeito fez questão de ver os resultados e conversar com a população para saber sobre o grau de satisfação popular em relação aos serviços executados. “Estamos entregando à comunidade a limpeza e conformação dessas vias, que já estão em condições de receber asfalto. Acho importante destacar que estamos conseguindo trabalhar nessa época chuvosa, deixando as ruas preparadas para receber o asfalto. Estamos com muitos serviços adiantados, de forma que quando pudermos asfaltar os trabalhos serão feitos com rapidez. Aproveitamos a facilidade do declive natural e do cascalho já existentes, pois acho que devemos aproveitar o que cada região da cidade apresenta como particularidade. Estamos satisfeitos em atender a esta parte da população e sabemos que tudo por aqui ainda vai modificar bastante quando vier o asfalto”, ressaltou Nazif.
Por Renato Menghi |Fotos Medeiros