O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, inaugurou uma nova ponte sobre o Canal dos Tanques e deu ordem de serviço para a construção de outras duas pontes, de concreto, na região do Bairro Costa e Silva. A solenidade aconteceu na manhã da sexta-feira (29) com a presença de diversos secretários e técnicos municipais, vereadores, líderes de comunidades, moradores dos bairros próximos e membros da imprensa.
O prefeito disse que a ponte do Beco Beira Rio, assim como a recentemente inaugurada ponte do Beco da Marbrás, ambas no Bairro Costa e Silva, são anseios muito antigos dos moradores, que agora vêem tornar-se realidade. “Além dessas pontes de madeira, as novas pontes de concreto que também serão construídas neste ano, vão mudar bastante a vida dos moradores de toda essa região. As pessoas aqui há muitos anos convivem com dificuldades diárias e muitos perigos por causa das dificuldades nos acessos”, afirmou.
O secretário municipal de Serviços Básicos (Semusb), Eduardo Damião, disse que as pontes estão se tornando possíveis agora, mas que a Prefeitura já queria construir há algum tempo. “Muitas vezes, os projetos e os trâmites burocráticos é que tornam morosas as obras. Esta ponte, por exemplo, gostaríamos de tê-la construído antes, mas só agora isso foi possível, no entanto, o trabalho de construção demorou um pouco mais que vinte dias de serviços”, declarou.
As comunidades dos bairros Costa e Silva e São Sebastião se mostraram satisfeitas com a nova ponte. “Temos escolas por aqui cujos acessos se mostravam muito difíceis para os alunos. Os idosos tinham muitos problemas com a mobilidade. As pontes que a Prefeitura está construindo, principalmente as de concreto que ainda serão construídas, vão ajudar muito a população dessa região da cidade. Os ônibus não conseguiam entrar por aqui, com as novas pontes de concreto o bairro poderá se interligar diretamente com a Avenida Jorge Teixeira. Isso trará mudanças muito grandes para todos nós”, disse Fátima Aguiar, moradora a muitos anos do Bairro Costa e Silva.
O prefeito perguntou à população reunida na solenidade se consideravam justo denominar a nova ponte como “Ponte Tabosa”, em homenagem a Antônio Nascimento Tabosa, antigo líder da comunidade. A proposta foi acolhida sob muitos aplausos.
Por Renato Menghi | Fotos: Medeiros