O técnico Ramon Menezes promoveu três mudanças no provável time titular da seleção brasileira para a estreia no Torneio Pré-Olímpico – competição com transmissão do sportv. E ele trocou Kaiki Bruno, Khellven e Maurício por Alexsander, Marlon Gomes e Gabriel Pec, respectivamente, no último treino coletivo na Granja Comary antes da viagem para a Venezuela.
Treino é treino! Endrick tenta marcar no coletivo, mas Giovane tira a bola no último lance
A seleção começou os trabalhos para o Torneio Pré-Olímpico no dia 8. Neste período, com destaque para o jogo-treino contra o Boavista, o time titular teve a seguinte escalação: Mycael; Khellven, Arthur Chaves, Michel e Kaiki Bruno; Bruno Gomes e Andrey Santos; Maurício, Marquinhos, John Kennedy e Endrick.
Mas o técnico Ramon Menezes trabalhou outras formações e escalações nesse período na Granja Comary, sem dar muitas pistas. E no treino desta terça-feira, ele fez as três mudanças, dando oportunidade entre os titulares para Alexsander, Marlon Gomes e Gabriel Pec.
Giovane fez o gol do primeiro tempo do coletivo. Ele passou para o time titular no segundo tempo, assim como Maurício e Guilherme Biro, os três mais adiantados, Kaiki Bruno e Khellven nas laterais, e Luan Patrick na zaga.
John Kennedy não esteve em campo nessa etapa, em que Endrick marcou dois gols. Seriam três, mas Giovane desviou antes da bola entrar, quase no fim da atividade. Marquinhos também saiu antes do previsto, após sentir o tornozelo direito num lance perto da linha de fundo.
A previsão é que jogadores e comissão técnica deixem a sede da CBF em Teresópolis por volta das 14h30 (horário de Brasília).A delegação viaja do Rio de Janeiro para São Paulo ainda nesta terça-feira e dorme em Guarulhos. O voo para Caracas está marcado para o início da manhã de quarta-feira. A chegada na Venezuela está prevista para o meio da tarde.
Antes do jogo contra a Bolívia — o Brasil folga na primeira rodada —, a seleção ainda treina mais cinco dias em Caracas.
O Brasil no Pré-Olímpico 2024
Desde que Ramon Menezes anunciou os convocados para o Pré-Olímpico, oito nomes precisaram ser retirados: o goleiro Andrew, os laterais Vinícius Tobias, Luan Cândido e Patryck; os zagueiros Kaiky Fernandes e Robert Renan; o meio-campista Danilo, todos por não liberação dos clubes; e o último foi o lateral Matheus Dias, por lesão.
O Brasil está no Grupo A do Torneio Pré-Olímpico de 2024, junto junto de Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. O Grupo B tem Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru.
A seleção brasileira faz os quatro primeiros jogos em Caracas, no Estádio Brígido Iriarte. A estreia será no dia 23, contra a Bolívia. O segundo jogo é contra a Colômbia, no dia 26. Depois, contra o Equador no dia 29, e por fim contra a Venezuela no dia 1 de fevereiro.
Na primeira fase, as cinco seleções de cada grupo se enfrentam, todos contra todos (uma vez). Os dois melhores de cada chave avançam para o quadrangular final, e as duas melhores seleções no geral se classificam para as Olimpíadas de Paris.
Jogos da seleção pré-olímpica na primeira fase:
23/1 – Bolívia x Brasil – 17h (horário de Brasília)
26/1 – Brasil x Colômbia – 20h
29/1 – Brasil x Equador – 17h
1/2 – Venezuela – Brasil – 20h
Via Globoesporte