Conforme a ocorrência Policial Nº 6176-2016, policiais miliares do 5º Batalhão, ao final de mais uma jornada de bons serviços prestados a sociedade rondoniense, especialmente aos moradores da Zona Leste da capital, por volta das 18 horas de ontem, 15 de agosto de 2016, prenderam três elementos com pistolas e munições. De acordo com a equipe do sargento PM Erivaldo Gusmão, foram presos Arlon F F , 24 anos, Israel M M , idade não informada e Luciano P S , 21anos.
A PM informou que a guarnição composta pelos policiais militares sargento PM Gusmão, soldados PM Mercado e J. Cunha , já se preparava para o final do turno de trabalho, porém recebeu informações que na Rua Borba, havia três indivíduos que estavam armados, se preparando para assaltos na cidade. Um deles, vulgo Carequinha (Arlon Ferreira), com a chegada da PM, tentou esconder duas pistolas .40 ; sendo uma pistola pt 100 e uma 24/7 de marca Taurus, por trás de uma porta do barraco em que estavam.
Na revista, a PM encontrou ainda uma escopeta caseira pertencente a Luciano Pereira dos Santos. Com Israel Mendonça Melgar foi encontrado um cartucho de calibre 12 intacto. Neste momento, duas mulheres tentaram atrapalhar o trabalho da guarnição de serviço sendo que uma delas, Bruna desacatou e falou palavras de baixo calão contra os policiais militares. A outra, conhecida como Joicilente, tentou atrapalhar o trabalho da PM.gusmaoarma
Os populares aplaudiram a ação da PM, haja vista que os presos são tidos como temidos na área em que moram, pois fazem assaltos a mão armada com requintes de crueldade. Uma das armas recuperadas havia sido roubada com requintes de perversidade, de um policial do Batalhão de Polícia Ambiental, a PT 100 .
Próximo a residência do preso Arlon, foi encontrada a moto de marca Honda modelo Bros 150 de cor preta de placa OHQ-7849 que não apresentou roubo ou furto porém feito pesquisa via CIOP – Centro Integrado de Operações Policiais foi descoberto que o dono da moto foi vítima de latrocínio.