A Educação de Porto Velho ficou entre as cinco primeiras colocações das capitais brasileiras em alfabetização na idade certa. Os dados constam no 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado no último dia 28 de maio pelo Ministério da Educação (MEC). Na Capital, o indicador aponta que 65,06% das crianças do ensino fundamental I foram alfabetizadas na idade certa em 2023.
“Isso é resultado de um trabalho sério para promover uma educação pública de qualidade. Estamos ampliando vagas em creches com o Programa Mais Educação, construindo novas escolas e facilitando o acesso à educação desde os primeiros anos de vida. Com boa estrutura, equipe dedicada e projeto pedagógico bem elaborado, estamos nos consolidando e bem posicionados como referência nacional. Parabéns a alunos, professores, coordenadores, gestores e toda dedicação dos servidores técnicos na Secretaria de Educação. Esse resultado é um presente para as crianças hoje e que, com certeza, vai ampliar oportunidades para elas no futuro”, comemorou o prefeito Hildon Chaves.
Média nacional das escolas públicas é de 56% das crianças alfabetizadas na idade certa
INEP
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o índice foi calculado a partir dos dados apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados em 2023, tendo contado com a participação de 85% dos alunos das redes públicas brasileiras. Em Porto Velho, a participação foi de mais de 90% dos estudantes, uma das maiores adesões do país.
O Inep divulga ainda que a média nacional das escolas públicas é de 56% das crianças alfabetizadas na idade certa e, com o atual resultado nacional, o país recuperou o desempenho de alfabetização antes da pandemia de covid-19, pois o novo indicador é 20 pontos percentuais, maior que o apresentado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2021.
QUINTO LUGAR
O índice foi calculado a partir dos dados apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados em 2023
“Agora temos o status de capital do país que melhor alfabetiza nossas crianças. Isto é resultado de uma série de políticas públicas e investimentos que temos realizado nos últimos anos, e da prioridade dada à Educação pela gestão municipal. Porto Velho já foi mal posicionada em alfabetização das crianças na idade certa, anos atrás e, agora, comemora o resultado de muito trabalho, engajamento e dedicação dos professores, gestores e demais colaboradores da Educação, foco na aprendizagem das crianças e em valorização profissional”, celebra a secretária de Educação, Gláucia Negreiros.
ALFABETIZA PORTO VELHO
“Nesse panorama, o destaque é todo do Programa de Alfabetiza Porto Velho, que vem alcançando um nível de implementação que demonstra desenvolvimento desde 2021. Com esse resultado, os alunos atendidos pelo programa possuem um aprendizado dentro da idade certa nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Mesmo com as dificuldades enfrentadas logo após a pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Porto Velho andou lado a lado com o Tribunal de Contas de Rondônia para equalizar a educação básica do 1º ao 3º ano, em que as crianças dão os primeiros passos na escrita e na leitura com compreensão, assim como nas primeiras continhas matemáticas. Uma verdadeira vitória do plano pedagógico estratégico trabalhado pela atual gestão”, enfatizou a titular da pasta de educação.
Foto: Leandro Morais/ Wesley Pontes