A mídia sensacionalista do sul do país não para de publicar falsas notícias contra a cidade de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia. Parece até uma perseguição sem o menor cabimento. Desta vez as mentiras vieram da prestigiada Revista Exame. Mal se inicia o ano de 2015 e a matéria que mais chama a atenção é sobre a divulgação de um ranking das cem melhores cidades do Brasil em IDH e qualidade de vida.
A nossa querida capital ficou num sofrível 97º lugar perdendo apenas para Ananindeua no Pará, Duque de Caxias e Belford Roxo na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. Dentre as 27 capitais pesquisadas, somos inexplicavelmente o pior lugar para se viver. Acredito piamente que dos mais de 500 mil habitantes daqui, nenhum deles deve concordar com estes números absurdos divulgados de forma até irresponsável.
Porto Velho e Rondônia são lugares maravilhosos para se viver. Tanto é verdade que o atual governador Confúcio Moura, com pena dos habitantes do restante do país que estão sofrendo com a seca e a crise hídrica, já chamou todos os brasileiros para vir morar por aqui. Nosso maior mandatário, de forma inteligente, reedita as sábias palavras do ex-governador Jorge Teixeira: “brasileiros de todos os cantos do país, venham para Rondônia”. Venham e vejam que por aqui a matéria dessa revista é totalmente tendenciosa e falsa.
Porto Velho é o melhor lugar para se viver no mundo. Temos água potável de sobra além de números estatísticos que fazem tremer de inveja qualquer cidadão que se aventure a nos visitar. De saneamento básico, água tratada, trânsito organizado a educação, saúde e habitação de qualidade somos exemplos no país inteiro.
Isso sem falar na limpeza urbana. As ruas dessa capital são e sempre foram higiênicas, limpas e cheirosas. Quase impossível contar quantas praças floridas temos por aqui. Recantos de lazer, arborização e serviços de coleta de lixo muito melhores do que as cidades da Europa já viraram rotina entre os felizes moradores portovelhenses. Pagar impostos em Rondônia é uma das tarefas mais justas que há, pois sempre tivemos o retorno em serviços públicos.
O transporte urbano é um dos mais eficientes do país. Pontualidade e conforto são a marca maior. A passagem devia custar pelo menos cinco reais. Nunca entendi por que cobram apenas 2,60. Ruas asfaltadas, bem sinalizadas e sem nenhum buraco é uma realidade muito distante da do resto das cidades brasileiras. Até o clima daqui é bom. Às vezes nos sentimos como se morássemos nos Alpes suíços.
Temos energia boa, abundante e de excelente qualidade. A gasolina é uma das mais baratas do Brasil. Roupas, eletroeletrônicos, carros e gêneros de todas as necessidades têm preços ínfimos aqui. Segurança pública é uma feliz rotina e até marca registrada de Porto Velho. Dificilmente têm-se problemas nesta delicada área. Nunca ouvi falar de homicídios ou drogas. A educação das pessoas, nem se fala. No comércio, nos serviços públicos, nas ruas.
Em todos os lugares somos bem atendidos. As pessoas daqui vivem sorrindo à toa de tanta felicidade. Cuidados com o patrimônio público é uma prática usual. E também gostamos muito dos nossos amados governantes. A alegria é tanta que reelegemos o governador e vamos reeleger o atual prefeito da capital. Os portovelhenses deviam se unir e também boicotar esta tal de Revista Exame como já fizemos com a Veja e a Istoé. Mídia injusta! Pare de mentir sobre a nossa amada cidade.
*É Professor em Porto Velho.
http://blogdotionaza.blogspot.com.br/