A Polícia Civil concluiu as investigações da Operação Metástase fase 3, que apurou suspeita de corrupção na administração municipal de Chupinguaia.
A partir de denúncias, a operação teve início meses atrás e investigou contratos e obras com indicativos de corrupção. O dinheiro era desviado por meio de aquisições de obras ou serviços que beneficiavam indevidamente empresas e pessoas predeterminadas.
Em duas obras já se comprovou que a empresa responsável subcontratava serviços de outra construtora por um valor muito menor que a proposta vencedora, demonstrando que o valor da licitação era superfaturado, o suficiente para pagar outra empresa e ainda sobrar dinheiro para os supostos beneficiados.
Provas reunidas sustentam a participação do Prefeito Vanderlei Palhari, de Aparecido Alves dos Santos e do chefe da Comissão Permanente de Licitações do Município.
Devido o foro privilegiado, em função do cargo que ocupa, a Polícia Civil encerrou as investigações acerca do prefeito, realizando a remessa ao Judiciário, representando pelo afastamento do Prefeito Palhari do cargo e de outros servidores municipais com suspeita de participação.