O fim de semana foi de altos e baixos para o esporte olímpico brasileiro. Os atletas da natação, atletismo e vôlei de praia conquistaram medalhas importantes em eventos preparatórios para as principais competições da temporadas. Por outro lado, o país teve derrotas dolorosas no tênis e tênis de mesa, e viu a delegação do breaking ficar longe das primeiras posições no Circuito Mundial.
ZANETTI E JULIA SE DESTACAM
Aracaju, no Sergipe, recebeu o Troféu Brasil de Ginástica Artística, competição que reuniu os principais atletas do país. Rebeca Andrade optou por não participar, enquanto Flavia Saraiva, voltando de contusão, disputou apenas as eliminatórias das barras assimétricas. Assim, o destaque feminino ficou por conta de Julia Soares, campeã do solo e da trave. No masculino, Arthur Zanetti foi o campeão nas argolas. Yuri Guimarães, Bernardo Actos e Patrick Correa foram os campeões no salto, barras paralelas e barra fixa. Bernardo ainda venceu o cavalo com alças, enquanto Arthur Nory levou o solo.
FINAIS IMPORTANTES
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Conf. Brasileira de Ginástica (@cbginastica)
Em seu primeiro ano competindo entre as adultas, Maria Eduarda Alexandre já conseguiu um grande resultado na etapa do Uzbquistão da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica. Ela ficou em sétimo lugar no arco. Já Bárbara Domingos ficou em oitavo no individual geral e em sétimo lugar na fita. Pela primeira vez na história, o Brasil colocou duas atletas em finais de uma Copa do Mundo individual.
RESULTADOS NO ATLETISMO
Na Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, na Nicarágua, Vivane Lyra conquistou a medalha de ouro na prova de 35km. Nos EUA, Simone Ferraz ficou em quarto lugar em um torneio na Califórnia nos 5000m rasos, fazendo a melhor marca de sua carreira. Também nos EUA, mas na Flórida, Rafael Pereira conseguiu a medalha de bronze em um torneio com a ótima marca de 13s34. Em São Paulo, Felipe Bardi venceu os 100m rasos do Desafio CBAt/CPB com 10s07, e lidera o ranking nacional da prova.
TÍTULO E RECORDES
O Brasil participou do Tyr Series, uma das etapas de um Circuito importante de natação nos EUA. Foram 31 atletas competindo, e os destaques foram Beatriz Dizotti e Gabriella Assis. Bia foi ouro nos 1500m e prata nos 800m, na primeira nadando próxima ao recorde sul-americano, e na segunda fazendo a melhor marca da carreira. Já Gabriella foi quarta colocada, batendo o recorde brasileiro dos 200m peito, que já durava 14 anos.
MEDALHAS NO VÔLEI DE PRAIA
O Brasil terminou a etapa de Saquarema(RJ) do Circuito Mundial de vôlei de praia com uma medalha de ouro e uma de prata. O torneio reuniu algumas das principais duplas do planeta, mas também teve ausências importantes, já que o torneio era de nível Challenger, um a abaixo do top 16, que são as principais competições. Arthur e Evandro levaram a medalha de ouro, enquanto Taina e Victória foram prata no torneio.
DEU ISAQUIAS
Isaquias Queiroz conquistou as medalhas de ouro no C1 500m e C1 000m da Copa Brasil de canoagem, disputada em Capitólio, Minas Gerais. O torneio é um dos principais do país e serve de preparação para as principais competições da temporada, que são o Campeonato Mundial, em agosto, e os Jogos Pan-Americanos, em outubro/novembro.
COPA DO MUNDO DE SALTOS ORNAMENTAIS
O Brasil participou da etapa da China da Copa do Mundo de saltos ornamentais, competição que reuniu alguns dos principais atletas do mundo. O principal resultado do Brasil veio com Ingrid Oliveira, que ficou em quinto lugar na plataforma feminina. Isaac Souza foi sexto colocado no masculino, além de ter sido quarto colocado na prova de duplas ao lado de Diogo Silva.
MEDALHAS NO TAEKWONDO
O Brasil conquistou quatro medalhas no Aberto da Espanha de taekwondo, competição que valeu pontos para o ranking mundial. Vinicius Matos (categoria 74kg) e Henrique Marques (80kg) foram vice-campeões, enquanto Sandy Macedo (67kg) e Ícaro Miguel (87kg) ficaram com o bronze.
DERROTA DOLORIDA NO TÊNIS
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Billie Jean King Cup (@billiejeankingcup)
A seleção brasileira feminina de tênis participou da repescagem da Billie Jean King Cup, uma espécie de Copa do Mundo entre países da modalidade. O time acabou perdendo para a Alemanha por 3 a 1 e não conseguiu a vaga no Grupo Mundial. Beatriz Haddad conseguiu o único ponto da equipe, quanto Laura Pigossi perdeu seus dois jogos, e a própria Bia perdeu outra partida.
QUEDAS NO TÊNIS DE MESA
Os dois atletas do Brasil que participaram da etapa de Xinxiang do Circuito Mundial de tênis de mesa, na China, foram eliminado nas oitavas de final do torneio que reuniu os 32 principais nomes da modalidade. Bruna Takahashi venceu um jogo de estreia, mas foi eliminada na segunda rodada pela segunda colocada do ranking mundial, Wang Manyu por 3 a 0. Já Calderano também venceu um jogo, mas acabou eliminado pelo alemão Ruwen Filus.
BREAKING NO RIO
O Rio de Janeiro recebeu o Breaking for Gold, uma etapa do Circuito Mundial da modalidade, que estará pela primeira vez em uma Olimpíada no ano que vem, em Paris. O B.Boy Dany, da França, foi o campeão no masculino, enquanto Ami, do Japão, foi a campeã. O Brasil acabou não conseguindo classificar nenhum atleta para o top 16. Luan San, Rato e Leony caíram na fase de 64 avos. No feminino, a B.girl Mini Japa parou na fase de 32 avos.
CLASSIFICADOS
Diogo Villarinho e Alexandre Finco garantiram as duas vagas do Brasil para a disputa masculina da prova de 10km das águas abertas no Mundial de Esportes Aquáticos Fukuoka 2023. A dupla fez a dobradinha na Seletiva Nacional. Thiago Ruffini e Bruce Hanson foram os melhores na prova de 5km e também vão nadar o Campeonato Mundial.
Via Globoesporte