PF destroi equipamentos em operação contra o garimpo ilegal na TI Uru-Eu-Wau-Wau

Durante a operação, uma pessoa foi presa em flagrante. Valor total dos bens apreendidos e inutilizados é de aproximadamente R$ 4 milhões

A PF (Polícia Federal) realizou nos dias 14, 15 e 16 deste mês a Operação URU PRAESIDIUM, com o objetivo de combater atividades ilegais na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, localizada em Rondônia. A operação teve como foco o combate aos crimes de garimpo ilegal, exploração ilegal de madeira e associação criminosa.

A ação contou com o apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal), do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos) e da FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

Durante as ações, foram identificados pontos de garimpo ilegal na zona de amortecimento da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, além da apreensão de equipamentos utilizados para a extração ilegal de ouro.

Um acampamento utilizado pelos garimpeiros foi destruído, uma pá escavadeira foi apreendida, duas máquinas escavadeiras e quatro motores foram inutilizados. Durante a operação, uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime de usurpação de bens da União. O valor total dos bens apreendidos ou inutilizados é de aproximadamente R$ 4 milhões.

A ação contou com o apoio de uma aeronave para o deslocamento da equipe e atuação nas áreas de exploração de garimpo ilegal. A Polícia Federal, em conjunto com os demais órgãos envolvidos, mantém esforços constantes para preservar a integridade do território indígena.


Comments (0)
Add Comment