Uma adolescente de 13 anos também participou da execução dos crimes. Outros dois suspeitos que compõem a quadrilha estão foragidos.
A operação ‘Crédito Fácil’ prendeu sete pessoas e apreendeu uma adolescente de 13 anos, envolvidas no sequestro ocorrido em março deste ano no distrito de Vista Alegre do Abunã (RO), distante 259 quilômetros de Porto Velho. Outras duas pessoas estão foragidas. Foram vítimas da quadrilha um tesoureiro e um agente bancário do distrito. A Delegacia Especializada em Repressão a Furtos, Roubos, Extorsões, Sequestro, Estelionatos e outras Fraudes (Derfresef) da Polícia Civil de Rondônia divulgou os dados sobre a operação nesta segunda-feira (4).
De acordo com o delegado José Marcos Rodrigues, responsável pelo caso, as investigações iniciaram há quatro meses e na última sexta-feira (1°) o mandante dos crimes foi preso. “Essa quadrilha agia com extorsão mediante sequestro, seu primeiro crime foi realizado em março deste ano em Vista Alegre do Abunã, desde lá a Polícia Civil vem investigando o caso”, explicou José Marcos.
Segundo o delegado, os suspeitos ameaçavam as vítimas e exigiam que eles repassassem o dinheiro das agências bancárias onde trabalhavam, caso contrário matariam a eles e aos seus familiares. “O objetivo da quadrilha era retirar o dinheiro dos cofres fortes das agências. Como o primeiro crime deu certo, eles decidiram realizar mais um em Plácido de Castro”, disse José.
De acordo com a Delegacia do Patrimônio, o crime na cidade do Acre foi em abril, mas em meados de maio a quadrilha tentou sequestrar a família de agentes bancários na cidade de Urupá em Rondônia, porém eles não conseguiram. Logo depois, os suspeitos tentaram uma segunda vez sequestrar as vítimas, mas a Polícia Civil conseguiu deter alguns integrantes da quadrilha.
Na última sexta-feira (1°) foi decretada prisão preventiva do mandante dos sequestros. Nos meses de abril e maio, foram presos seis homens e uma mulher, uma adolescente de 13 anos que é casada com um dos suspeitos também foi apreendida. Cinco suspeitos estão presos na cidade de Alvorada do Oeste em Rondônia, outros dois em Cuiabá no Mato Grosso e a adolescente de 13 anos em uma unidade socioeducativa de Porto Velho. Dois homens da quadrilha estão foragidos, Arnaldo Gomes Barbosa e José Maria Correia da Silva.
“Pedimos para que se alguém souber do paradeiro dos suspeitos favor ligar nos telefones, (69) 3211-8811 ou no disque denúncia no 197, a informação pode ser anônima”, disse José Marcos.
A Polícia Civil conseguiu recuperar cerca de R$ 77 mil, além de duas armas calibre 9 milímetros, uma ponto 40 e carros que foram comprados com o dinheiro do crime. A operação ‘Crédito Fácil’ contou com o apoio da Polícia Civil do Acre, Mato Grosso e Rondônia.