O secretário municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), Carlos Guttemberg, explicou que a frota do Consórcio SIM, que contava com 116 ônibus em circulação até agora, ampliou-se com a chegada dos novos ônibus. “Eles se encontram agora em processo de vistoria e licenciamento e já começarão a atender à população na próxima semana. Estamos bem acima do esperado para o período anterior a março, que seria de cento e dez ônibus. Além desses sete, mais cinco vão chegar na próxima semana e outros cinco chegarão na semana posterior. Até o final de março, o trato com o Consórcio deve ser cumprido, de forma que passaremos a contar com cento e oitenta ônibus em circulação”, afirmou.
Segundo Guttemberg, a qualidade do transporte coletivo em Porto Velho já apresenta melhorias. Da frota já disponível, os veículos mais antigos são de 2010/2011 e os demais são novos. Cinco deles são os chamados Ônibus da Copa, construídos para o translado de atletas do torneio. Eles possuem motor traseiro, piso mais baixo, sistema de exaustores de ar quente, suspensão a ar e podem ser rebaixados quase ao nível do solo para receber cadeirantes. Os demais veículos possuem elevadores, e os que não tinham receberam, a pedido da Semtran. Uma parte da frota se compõe de microônibus, que são mais rápidos e possuem ar-condicionado. Também o ônibus articulado possui ar-condicionado. A pedido do Ministério Público Estadual, todos os veículos passaram por recente inspeção por parte do Detran, do Corpo de Bombeiros e da Semtran, tendo sido considerados aptos para atenderem ao sistema do transporte coletivo de Porto Velho.
Dentre os novos veículos que chegarão posteriormente, haverá mais um ônibus articulado que atenderá alguns dos pontos mais acessados da cidade. A região do Bairro Nacional vai receber mais ônibus, a nova linha que atende ao Orgulho do Madeira será ampliada, a região de entorno ao CTG passará a ser atendida, haverá um novo trajeto para atender a Rua dos Oleiros, a Décima Avenida, a Rua do Mamão e a Rua do Abacate e demais vias próximas a essa região. Já foi reinaugurada a linha universitária, que atende a diversas faculdades, e a linha da Unir está em pleno funcionamento, inclusive sendo atendida por ônibus com ar-condicionado.
O secretário Guttemberg disse que ainda restam algumas reclamações quanto à pontualidade, mas que isso está com os dias contados. “Com a chegada da nova frota vamos melhorar bastante a pontualidade. Há certa dificuldade na entrega dos veículos por causa das condições econômicas do país, que levou muitas fábricas a darem férias coletivas e a operarem com menos pessoal. É preciso comprar o chassi num local e mandar encarroçar em outro, e como nem sempre as fábricas têm condições de entregar na velocidade que precisamos, acontecem atrasos. Mas a população precisa entender que estamos numa fase de transição entre os antigos prestadores dos serviços e os novos, que ainda estão se instalando. Vamos chegar a uma condição muito melhor quando estivermos com a frota completa, o que acontecerá em breve”, finalizou.