O Rio Madeira subiu 10 centímetros nesta quinta-feira (10), e atingiu cota de 15,32 metros. Com isso, cinco famílias da Rua Limeira, no Bairro São Sebastião II tiveram suas casas invadidas pela água. A Defesa Civil foi chamada e está no local fazendo a retirada das famílias.
De acordo com o Marcelo Santos, coordenador do órgão, as famílias devem ser levadas para a casa de parentes, mas se não tiverem para local para se abrigar, elas serão encaminhadas para a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que garantirá o abrigo a elas. “O rio subiu 10 centímetros de ontem para hoje, e agora a água já está no assoalho dessas casas. A gente já vem fazendo o monitoramento e convidando as famílias para que elas saiam antes da água entrar, mas muitas resistem até o último momento”, diz o coordenador.
Na última segunda-feira (7), quando rio ultrapassou os 15 metros, o prefeito de Porto Velho decretou estado de alerta do município. Se o Madeira atingir 15,50 metros, será decretado estado de emergência. Segundo a prefeitura, a previsão é que somente na capital, cerca de 150 famílias sejam desalojadas por conta da cheia deste ano. Já em Abunã, a previsão é de desabrigar 200 famílias.