Com Aluízio Mercadante, o parlamentar argumentou que desde dezembro do ano passado que várias emendas empenhadas e autorizadas para pagamento não saem da promessa. Capixaba disse ao ministro que o Brasil não pode parar e as obras necessárias ao estado de Rondônia, garantidas pelas emendas, precisam ser concluídas.
No Ministério da Educação, a audiência foi com o Secretário de Educação Superior, Jesualdo Pereira, juntamente com a magnífica reitora da Unir, Berenice Tourinho, que foi reclamar da falta de recursos destinados às obras e custeio da universidade.
O coordenador da bancada federal, disse ao representante do MEC que é preciso que aquela instituição libere os recursos das emendas parlamentares e dos projetos que estão sendo realizados na Universidade Federal de Rondônia.
A reitora disse ao secretário que não sabe mais o que fazer com os pequenos fornecedores que estão há muito tempo sem receber por falta de repasse de dinheiro por parte do governo federal.
Jesualdo Pereira disse que ainda hoje estaria realizando uma reunião com o ministro Renato Janine para discutir uma maneira de cumprir o programa de pagamento das universidades, em particular, a Unir.
“Vamos aguardar a posição do MEC, depois dessa reunião, para podermos nos posicionar na Câmara dos Deputados”, finalizou.