O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), coordenador da bancada federal, participou no Ministério do Planejamento de reunião de trabalho com o Secretário Executivo Adjunto, Guilherme Estrada, juntamente os deputados Lindomar Garçon e Marinha Raupp, procuradores do estado e os sindicalistas, Manoelzinho (Sintero) e Caio Marin (Sindsaúde) de uma rodada de negociações para os ajustes necessários ao deferimento e análises dos processos dos servidores estaduais, ávidos pela transposição aos quadros da União.
Capixaba foi enfático ao afirmar que até agora somente 88 pessoas foram transpostas administrativamente pelo governo federal e a demora é muito grande. Na ocasião, solicitou dos representantes do governo, um aumento no número de servidores que fazem a análise dos documentos, objetivando o deferimento e respectiva publicação no Diário Oficial da União.
Guilherme Estrada disse ao parlamentar que já foram analisados 900 processos, dos quais, mais da metade foram deferidos e que cada estado terá uma comissão analisadora própria para não interferir no trabalho individual dos outros estados.
Ao ser questionado por Capixaba, o Secretário Executivo do MP disse ainda que na medida em que os processos forem sendo deferidos, a publicação será imediata.
Capixaba disse que o servidor tem que ficar atento para a chegada do pedido de opção por AR, porque se não responder, automaticamente terá aceitado a sua transposição para a União.
Como coordenador da bancada, o parlamentar disse ao Secretário Executivo que precisa marcar uma reunião com o ministro do planejamento com todos os parlamentares que compõem a bancada federal para definir um calendário de enquadramento desses servidores e acabar de uma vez com essa novela e não permitir mais nenhum tipo de enrolação.