O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) disse claramente que o governo federal não quer a transposição de servidores de Rondônia nos quadros da União. Para ele, essa comissão especial é mais uma maneira de enganar o servidor se a bancada não bater firme junto com os sindicalistas dos três estados, Rondônia, Roraima e Amapá e exigir que a EC 60 e a Emenda 79 sejam cumpridas.
“Agora, são duas emendas para serem analisadas e cumpridas pelo governo federal e a solução do impasse será resolvida se o governo quiser”, frisou.
Nilton Capixaba disse que como coordenador da bancada federal realizou diversas reuniões e o próprio governo criou mecanismos meramente protelatórios para postergar as decisões sobre a transposição dos servidores. “Até agora, não foi colocado para o plenário do TCU a decisão sobre os servidores contratados por prazo determinado e indeterminado, temporários e os demitidos na época do governador José Bianco”, afirmou.
Capixaba disse que como são três estados envolvidos nesse momento (Roraima, Rondônia e Amapá) e duas Emendas Constitucionais, 60 e 79 e já foi instalada a Comissão Especial que vai analisar a questão, não há porque ter uma atitude morna com relação ao governo federal. “Teremos que ir pra cima com mais força para resolver de uma vez esse imbróglio”, finalizou.