O deputado federal Lucio Mosquini participou na tarde desta terça-feira (29), de uma reunião com o ministro das relações exteriores Embaixador Mauro Vieira.
A reunião foi organizado pela Frente Parlamentar do Agro, e na oportunidade o deputado federal Lucio Mosquini tratou sobre a implantação e alfandegamento da balsa em Costa Marques, e sobre a construção da ponte binacional.
Mosquini disse que a construção da ponte binacional representa uma abertura de um novo corredor econômico e comercial para Rondônia.
“Nos próximos anos, poucas pessoas vão passar pela transpacífico no Peru, toda saída será por Guajará-Mirim, além de andar mil quilômetros terrestre a menos que o outro trecho, pagando R$ 1,80 preço no litro do diesel na Bolívia, a viagem é dez dias a menos por água “, disse Mosquini.
Para o deputado federal Lucio Mosquini a região de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho vai explodir financeiramente após a abertura dessa rota comercial.
O Congressista voltou a falar sobre a abertura da estrada que leva a nova balsa que será instalada em Costa Marques. “Nossa luta agora é pelo alfandegamento do lado Boliviano”.
“Quase todo sal de Rondônia vem do estado de Rio Grande do Norte, ou seja, o sal anda quase 5 mil quilômetros para chegar em Rondônia, sendo que temos a maior jazida de sal do mundo a menos de mil quilômetros aqui na Bolívia, é bem mais barato, porém falta a balsa.
Mosquini lembrou que a produção bovina de Rondônia consome quase 500 mil quilos de sal por dia, “vamos economizar muito, e ainda vender nossa produção para a Bolívia”.
Assessoria/Parlamentar