No dia 20, após o FOLHA DO SUL ON LINE publicar reportagem falando sobre a presença de uma onça parda vista nas proximidades do campus da Unir, em Vilhena, um morador do bairro Cidade Nova, que fica na mesma região, informou sobre o avistamento de outro animal da mesma espécie perambulando próximo à mata nos fundos da instituição federal de ensino (ENTENDA AQUI).
Segundo o leitor, a primeira onça foi vista na terça-feira, 17, por um entregador de lanches, que estava de moto e alertou, pelo WhatsApp, os moradores de bairros próximos sobre a presença dela. Na sexta-feira, 20, o mesmo felino foi visto por outra moradora, que fazia caminhada.
Na madrugada de ontem, o namorado de uma universitária que mora no Cidade Nova chegou à casa dela, e “estava branco” após dar de cara com a onça preta, que havia entrado em uma região de mata. As onças escuras são da mesma espécie da pintada, e a coloração preta é devido a uma mutação genética. Elas não têm comportamento agressivo, e que quando percebem a presença de algo, fogem novamente para a mata.
Os moradores dos bairros próximos chegaram a ligar para o Corpo de Bombeiros, temendo algum ataque contra idosos ou crianças, mas a corporação explicou que é esse tipo de captura deve ser feito por instituições ligadas ao meio ambiente, como o Ibama.
Via Folha do Sul Online