Portaria autorizando permanência foi publicada no Diário Oficial da União. Equipes devem da continuidade ao trabalho na região, diz Sesdec.
O Ministério da Justiça prorrogou a permanência da Força Nacional por mais 180 dias no Vale do Jamari (RO) para reforçar a segurança nos nove município da região. A prorrogação foi solicitada pelo governo de Rondônia. As tropas estão na região desde setembro de 2014 e o prazo terminaria neste mês de março. Com o prolongamento do trabalho, os policiais devem ficar até setembro de 2015. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (4).
De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Estado, Defesa e Cidadania (Sesdec), major Luiz Gustavo Rosa Coelho, desde ano de 2011 a região recebe apoio da Força Nacional. Segundo ele, a extensão do prazo de permanência não foi motivada por nenhum fator extraordinário, apenas seria a continuação do trabalho. “A região é muito grande e a Força Nacional presta o apoio com patrulhamento ostensivo e auxiliando também em crimes que são recorrentes na região originados pelos conflitos agrários”, informa Coelho.
A publicação do Ministério da Justiça destacou que as tropas federais terão apoio logístico e a supervisão da Sesdec, bem como permissão de acesso aos sistemas de informações e ocorrências. A operação visa ainda preservar a ordem pública e garantir maior segurança às pessoas e ao patrimônio na região.