Exército, Força Aérea, Marinha, PM, entre outros, vão estar na ação. Neste sábado (13), a fase será de conscientização sobre o mosquito.
A 17° Brigada de Infantaria de Selva informou, na manhã desta sexta-feira (12), que vai disponibilizar 2.200 homens do Exercito, Força Aérea e Marinha de Porto Velho, para o combate do Aedes aegypti. Segundo o comandante Geral da 17° Brigada, Ricardo Costa Neves, o próximo sábado (13) é o dia da conscientização sobre o mosquito, que transmite a chikungunya, febre amarela, dengue e zica vírus.
Conforme o general Costa Neves, essa campanha contra o Aedes aegypti é nacional e foi iniciada em janeiro. “Do dia 29 de janeiro a 4 de fevereiro, visitamos as vilas militares e as sedes. Agora, vamos a segunda e terceira etapas, que serão a conscientização, a visitação de casas e divulgação sobre o mosquito em escolas públicas e privadas”, explicou Neves.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Silvio Rodrigues, informou que em janeiro apenas 26% das casas foram visitadas em Porto Velho. “Esperamos que em fevereiro 80% das casas da capital sejam visitadas. Estaremos nas ruas com alunos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, além de voluntários no combate ao mosquito”, disse Rodrigues.
Costa Neves informou ainda que 500 homens do Exército da cidade de Guajará-Mirim também vão estar no combate ao mosquito, bem como mais 30 militares de Vilhena.
Veja também:
- MP acompanha ações do Poder Público contra o Aedes Aegypti em três municípios.
- Governo de Rondônia decreta estado de emergência contra o Aedes aegypti
- Oito municípios de Rondônia estão em estado de alerta para dengue
No ano de 2016, já foram confirmadas duas mortes por dengue, além de um aumento de 65% dos casos em relação a 2015. Sobre o zica vírus, 56 pessoas são suspeitas de terem sido contaminadas, mas apenas quatro foram confirmadas até o momento. Os dados são da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
Campanha Nacional
Segundo o Ministério da Saúde, a mobilização ocorre em mais de 350 cidades do país e conta com 220 mil integrantes das Forças Armadas.