A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO) aproveitou o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, para cobrar mais segurança para mulheres que são vítimas de violência no Brasil.
Em discurso na Tribuna da Câmara dos Deputados, a parlamentar apresentou uma preocupante estatística. “Vivemos num País, onde a cada cinco minutos uma mulher é violentada”.
“O quadro, conforme a tucana, é muito grave porque a cada duas horas no Brasil é registrada a morte de uma mulher”, totalizando no final do mês trezentas mortes, o que na opinião dela é uma realidade inaceitável.
Na visão da parlamentar, uma das medidas que devem ser tomadas para reverter esse cenário é um funcionamento mais efetivo de Delegacias da Mulher, cujo atendimento da maioria ocorre das 8h às 19h30.
“Se tivéssemos delegacias das mulheres funcionando 24 horas, mais vítimas procuravam esse acolhimento”, destacou a tucana para quem a violência não depende apenas de segurança pública, mas também de conscientização, tendo em vista que o machismo ainda predomina no Brasil.
Conforme observou, é necessário o lançamento de mais campanhas educativas, inclusive dentro das escolas, para que haja um maior respeito diante do importante papel desempenhado pelas mulheres na sociedade.
Mariana Carvalho afirmou que o Dia Internacional da Mulher deve ser marcado pela união das mulheres de todas as áreas e principalmente das que ocupam um cargo eletivo, as quais lutam com mais propriedade pelos anseios femininos.
“Hoje somos 51 mulheres deputadas nesta Casa, que representam um importante avanço no Congresso Nacional”, destacou a parlamentar.
Ela aproveitou o discurso para agradecer a expressiva votação de 60.324 votos nas últimas eleições, uma conquista, segundo ela, que lhe deixa muito mais honrada por ser jovem e sobretudo mulher.
João Albuquerque – 06 – 03 – 15