O governador de Rondônia, Marcos Rocha, comemora Rondônia como sede de mais uma grande discussão nacional com a abertura do Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais do Brasil, nesta quarta-feira (14), em Porto Velho. Depois de sediar, recentemente, o Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento e o 28º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, desta vez, a pauta dos estados brasileiros, em Rondônia, será a aplicação de inovações e tecnologias para melhoria do ambiente de negócios.
“É uma honra receber mais uma grande discussão nacional no estado, e essa, em especial, que tem como objetivo contribuir com um ambiente mais próspero para o país. Tenho certeza que a troca de conhecimento e boas práticas existentes em cada estado brasileiro, que acontecerá durante esse Encontro, proporcionará a todos os estados brasileiros um crescimento conjunto com avanços no ambiente de negócios, e o fortalecimento do desenvolvimento do Brasil”, afirma Marcos Rocha.
HOMENAGEM
Na ocasião, o governador do estado será agraciado com a Comenda do Registro Mercantil pelos relevantes serviços em prol do fortalecimento do empreendedorismo local. A gestão Marcos Rocha fortaleceu a confiança dos investidores, tornando o governo de Rondônia “SeloDiamante” em Transparência Pública; e, segundo o Tesouro Nacional, modelo de governança contábil e fiscal, o que mostra uma governança séria, responsável focada na prosperidade e bem-estar social.
O que trouxe como resultado para Rondônia, um ambiente favorável para os negócios e destaque na geração de empregos. Balanço divulgado pela Junta Comercial de Rondônia (Jucer) aponta crescimento de 3% na abertura de novas empresas no estado no primeiro semestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. São 13.967 novos negócios. Além disso, Rondônia se mantém com a menor taxa de desocupação do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
SOBRE O ENCONTRO
O Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais do Brasil é organizado pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) em parceria com o governo do estado, por meio da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer). A modernização dos processos de registro público de empresas e a implementação de novas tecnologias serão as principais pautas a serem discutidas pelos presidentes das 27 Juntas Comerciais brasileiras, juntamente com autoridades governamentais, representantes do setor empresarial e sociedade civil. A programação do encontro começa na quarta-feira com continuidade na quinta-feira (15).