O CIOP – Centro Integrado de Operações Policiais em Porto Velho – foi informado na noite de sábado, 21, por volta das 21 horas, que os presos do presídio Edvan Mariano Rosendo, Urso Panda, estariam preparando uma fuga em massa através de um túnel que estava sendo cavado em uma das celas. De imediato, foram enviados policiais militares para averiguar a informação.
O tenente PM Rodrigo, coordenador de policiamento na Capital, ao chegar ao presídio , informou aos agentes penitenciários que os apenados estavam preparando uma fuga. Estes, surpresos com a informação, imediatamente efetuaram procedimento de busca e revista no local com o reforço de policiais militares das equipes de Força Tática do 1º e 5º Batalhões de Polícia Militar e demais agentes penitenciários de plantão, localizando um túnel na carceragem II, cela E-7 e duas celas interligadas (E-5 e E-6) também por túnel.
Na revista dentro do presídio , os policiais militares constataram ainda que as celas D-1 e D-7; E-1; E-8; E-9 e E-10, todas do pavilhão “E” , foram serradas. No pavilhão “F” também foram encontradas grades serradas.
A atenção do trabalho realizado no CIOP, somado com a ação dos Policiais Militares na averiguação da informação, foi fundamental para prevenir uma fuga em massa de um presídio que abriga atualmente mais de 700 presos.