Mais uma promessa: Dnit confirma que obras dos viadutos de Porto Velho serão retomadas na próxima segunda-feira

Porto Velho, Rondônia – Só falta uma semana para a retomada das obras dos intermináveis viadutos (elevados) de Porto Velho. A informação foi confirmada pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabiano Coutinho.

Segundo ele, que já fez outras promessas anteriores, não cumpridas, as obras serão reiniciadas na próxima segunda-feira (02), com previsão de conclusão em um ano e meio.

Obras intermináveis

Iniciadas em 2009, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as obras foram licitadas pela prefeitura da capital, na gestão desastrosa do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) e decantadas como “a maior obra viária de Rondônia” na propaganda da prefeitura.

Mas, em julho de 2010, em meio a questionamentos feitos pela construtora Camter para revisão dos valores, os serviços foram paralisados. Em outubro do mesmo ano, o projeto recebeu aditivo de mais de R$ 10 milhões. Em janeiro de 2011, após nova revisão do projeto, foi feito um realinhamento de preço em mais de R$ 9 milhões.

Um fato curioso é que a empresa Camter, que queria mais dinheiro para continuar as obras, fez um acordo amigável com a prefeitura para rescindir o contrato. E pior: participou do novo certame e por pouco não vence de novo a licitação, perdendo para a Egesa, conforme noticiou à época o Rondonoticias.

Ainda em 2011, na gestão de Sobrinho, durante audiência pública promovida pelo MPF, a prefeitura assumiu o “compromisso de concluir todas as obras relativas à edificação dos seis viadutos e das marginais da BR-364, até, no máximo, dezembro de 2012”. Mas a Egesa parou os trabalhos em agosto de 2012, realizando apenas 19,51% do contratado, sob a alegação de que a prefeitura não fez sua parte para promover a retirada da rede elétrica e as desapropriações de imóveis da área dos viadutos.

Agora, as esperanças foram renovadas e a expectativa é de que seja pra valer a promessa.


Fonte: Rondonoticias

Comments (0)
Add Comment