No Estado, que até hoje ninguém consegue explicar os motivos do preço abusivo da energia elétrica, cem mil famílias de Rondônia estão inscritas na Tarifa Social de energia.
O diagnóstico das famílias a serem contempladas pelo programa é feito de forma itinerante utilizando a base de dados da empresa Energisa, que comprou a estatal Ceron pela bagatela de R$ 50 mil.
São selecionados os cadastrados na tarifa social que preenchem critérios técnicos, sociais e claro, obrigatoriamente precisam estar com as contas em dia junto a concessionária.
O benefício
Têm direito ao benefício de tarifa social de energia as famílias inscritas em qualquer programa social do governo federal com renda familiar, por pessoa, de até R$ 500. Se encaixa nesse critério, por exemplo, uma família formada por um casal e dois filhos, em que o pai e a mãe ganham um salário-mínimo cada. Pessoas com esse perfil e que ainda não tem cadastro no Cad Único, devem procurar o CRAS do seu município para se inscrever. O programa concede até 65% de desconto na tarifa da conta de luz, dependendo da faixa de consumo do cliente até 220 kwh. Informações sobre esses e outros benefícios estão disponíveis no www.energisajuntos.com.br/ro
Blogdopainel, por Alan Alex