O presidente Lula almoça nesta terça-feira (5/9), no Palácio do Planalto, com o vice-presidente Geraldo Alckmin. O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, também participa do encontro, que não consta na agenda oficial.
O principal cardápio do almoço será a discussão sobre o futuro do PSB, partido de Alckmin e França, na reforma ministerial que Lula fará nas próximas horas para permitir a entrada de PP e Republicanos no governo.
Como noticiou a coluna, o petista deve dar o Ministério do Esporte para o deputado federal André Fufuca (PP-AM) e a pasta de Portos e Aeroportos para o também deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).
Por esse desenho, Lula precisa discutir o futuro de Márcio França. Uma das possibilidades seria que Alckmin cedesse ao correligionário do PSB o Ministério da Indústria e Comércio, atualmente chefiado pelo vice-presidente.
O atual ministro dos Portos, porém, tem demonstrado resistência à ideia. A avaliação, segundo aliados, é de que a substituição passaria uma “mensagem ruim” que França “tomou o lugar” de Alckmin.
Outra possibilidade em discussão seria realocar França no Ministério da Ciência e Tecnologia. A pasta, atualmente, é comandada por Luciana Santos (PCdoB), a qual, por esse desenho, seria transferida para o Ministério das Mulheres.
Há ainda a possibilidade de o ainda ministro dos Portos ser alocado em outro cargo na administração federal, possivelmente no comando de uma empresa estatal.
Metrópoles/Igor Gadelha
foto: Hugo Barreto/Metrópoles