O deputado Luiz Cláudio (PR-RO) , em audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara dos Deputados, com a participação do ministro substituto do Meio Ambiente, Francisco Gaetani; Raimundo Deusdará, Presidente do Serviço Florestal Brasileiro; Antônio Rovaris, Secretário de Meio Ambiente da Contag , e Rachel Bardy Prado, pesquisadora da Embrapa, anunciou a publicação do Decreto 8.439, publicado ontem, 29, no Diário Oficial da União, prorrogando o prazo por mais um ano do preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), beneficiando com essa atitude, centenas de produtores rurais que estavam preocupados com essa situação.
Luiz Cláudio também presidiu os trabalhos da mesa da Comissão de Agricultura, facultando a palavra para o ministro substituto e os técnicos e parlamentares que participaram dessa importante audiência pública.
Na ocasião, mostrou a cópia da publicação do Decreto que prorroga o prazo do CAR, entregue a ele pelas mãos do ministro, tendo a sua primeira vitória política na Câmara Federal.
O parlamentar disse que poucas propriedades brasileiras foram cadastradas. “Temos a maior área de floresta e estamos avançando no preenchimento desse cadastro”, frisou.
Com previsão no Código Florestal (Lei 12.651/12), agora o prazo termina somente em maio de 2016, dando maior condição para os agricultores regularizarem suas propriedades.
“Com a regularização de suas propriedades, os agricultores poderão vender os seus produtos para grandes empresas sem a preocupação de serem rejeitados pela falta do cadastramento obrigatório”, finalizou.