O deputado federal Luiz Cláudio (PR-RO) defendeu na tribuna da Câmara dos Deputados o setor produtivo brasileiro, em particular, de Rondônia, citando o desenvolvimento do agronegócio, agricultura familiar, destacando como um setor forte, que proporciona mais empregos e desenvolvimento.
“Enquanto o desemprego nos outros setores é grande, a indústria e o comércio em dificuldades, a previsão de safra para este ano, um ano difícil, um ano de crise política, um ano de crise econômica, a previsão de safra representa 1% a mais da safra de 2015, nós vamos produzir mais de 211 milhões toneladas de grãos, representando progresso econômico e desenvolvimento”, frisou.
O parlamentar disse que qualquer governo que enxergar o setor produtivo como alternativa para sair da crise, será um governo inteligente, que valoriza quem produz —no caso, os produtores rurais e pecuaristas.
Segundo ele, os pecuaristas do Estado de Rondônia, estão sendo explorados pelos frigoríficos de carne bovina deste País, que não estão remunerando o preço da carne bovina adequadamente. Mato Grosso, Estado vizinho nosso, de Rondônia, está com uma diferença de 30 reais no preço da arroba do boi. Disse ainda que é uma injustiça o que as indústrias estão fazendo com os pecuaristas. Mesmo assim, os pecuaristas não desistem de investir nem de produzir.
Luiz Cláudio fez um apelo às grandes indústrias de carne do Brasil, para que revejam essa situação e possam exatamente enxergar o pecuarista de Rondônia como um integrado, como um parceiro na produção de carne bovina, já que Rondônia, hoje, é um dos grandes Estados exportadores de carne deste País.