Na solenidade em que o Departamento Estadual de Trânsito, Detran, renovou com a prefeitura de Porto Velho, um convênio para investimentos na sinalização da malha viária da capital, Lindomar Garçon entregou para o Prefeito Mauro Nazif, recursos para reforçar o programa, onde já foram investidos R$ 4 milhões liberados pelo Governo Estadual.
A continuidade do convênio foi anunciada na manhã desta segunda feira (18), na sede do órgão durante reunião técnica da qual participaram o governador Confúcio Moura (PMDB), o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), o diretor geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante, o deputado federal Lindomar Garçom (PMDB), vereadores e secretários municipais.
No encontro, o Detran apresentou os números atuais da redução de índices de violência no trânsito, a partir da aplicação da lei seca e das estatísticas de acidentes em locais determinados do perímetro urbano da capital. De 2010 até março de 2015, os acidentes recuaram 63,8%. Segundo o órgão, a frota atual do estado é de 826. 249 veículos, onde metade da frota está na capital. Pelos cálculos do Detran, em 2013, foram registradas 484 mortes no trânsito em todo o estado, uma média alta, comparada à média nacional.
O prefeito Mauro Nazif, depois de avaliar as estatísticas, sugeriu a criação de uma sala de situação, composta por representantes do município, estado e Detran, para juntos avaliarem os números, sugerirem medidas e coordenar a aplicação dos recursos, já o Deputado Federal Lindomar Garçon, na oportunidade, solicitou ao prefeito a apresentação de projeto, na ordem de R$ 1 milhão, para reforçar os serviços de recapeamento e sinalização de ruas e avenidas em Porto Velho. Pois, o Parlamentar entende que, melhorando as vias diminui o número de acidentes. É meu dever destinar emendas para Porto Velho, que tanto clama por melhorias em todos os sentidos, afirma Lindomar Garçon.