Uma situação angustiante vivida pelos produtores de leite do estado há muito tempo pode chegar ao fim com a aprovação do Projeto de Lei que Institui a obrigatoriedade aos laticínios de informarem aos produtores, por ocasião do pagamento, qual o valor mínimo a ser pago pelo litro do produto no mês subsequente. O Projeto é de autoria dos deputados Lazinho da Fetagro (PT), Ribamar Araújo (PT) e Adelino Follador (DEM).
Habitualmente, os produtores só tomam conhecimento do quanto receberão pela produção entregue no dia do pagamento. De acordo com os deputados, o Projeto de Lei visa atender os milhares de produtores rurais que não conseguem sobreviver ao preço do leite diante, segundo eles, de uma clara monopolização. “Há sim a necessidade de se direcionar uma regulamentação que proteja a produção do leite dessas famílias, produção que é claramente da agricultura familiar”, defende o deputado Lazinho da Fetagro.
“Nossa proposta torna obrigatória, no ato do pagamento do mês ao produtor, a apresentação do valor a ser pago pelo litro do leite no mês seguinte, o que permitirá ao produtor se programar e organizar melhor sua produção e, assim, garantir o sustento de sua família da forma que lhe convier, sem prejudicar sua produção”, argumentam os parlamentares.