Governo reforça parcerias com setor produtivo para enfrentamento da crise hídrica e queimadas

Ações de conscientização e necessidade de reforçar a parceria entre governo e o setor produtivo foram destacadas

Com o objetivo de unir esforços no enfrentamento da crise hídrica e queimadas que afetam a região, o governo de Rondônia promoveu três reuniões com dirigentes do setor produtivo e das federações de indústria e comércio do estado, nos dias 17 e 19 de setembro, em Porto Velho.

Durante os encontros, realizados pela Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), foram destacados a relevância de ações de conscientização e a necessidade de reforçar a parceria entre governo do estado e o setor. O apoio operacional também foi pautado como um pilar fundamental para diminuir os impactos da crise e buscar soluções conjuntas para o uso sustentável dos recursos hídricos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da união de forças para enfrentar os desafios da crise climática. “Mesmo enfrentando uma das piores crises hídricas já registradas, com rios baixos que afetam a cadeia produtiva e a navegação fluvial, o governo tem executado ações para lidar com a situação e mitigar os efeitos da escassez de água, como a instituição do Comitê de Crise Hídrica, que desenvolve um planejamento estratégico com base em informações meteorológicas.

AÇÕES DO SETOR

O setor produtivo já mobiliza esforços imediatos

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), que já mobilizou diversos setores para formular um plano de prevenção e combate às queimadas, reforçou o compromisso com a agenda de enfrentamento. De acordo com o presidente da Federação, Marcelo Thomé, a instituição busca colaborar não apenas no combate às queimadas, mas também na adaptação do estado às mudanças climáticas e eventos extremos que afetam o setor produtivo. “Estamos aqui para contribuir com uma agenda que aumente a resiliência e mitigue os efeitos das mudanças climáticas”, disse.

Atuando com medidas de imediato, com o projeto ‘SOS Água’, que arrecada água mineral para a Comunidade do Baixo Madeira, a Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO), conta com vários pontos de arrecadação nas unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc). O Presidente da Fecomércio, Raniery Araújo Coelho, reafirmou o empenho com ações e parcerias com o governo do estado, para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e suas consequências diretas.

Articulações visam integrar força de trabalho

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja está realizando uma campanha de conscientização com foco na prevenção e combate a incêndios em propriedades rurais. Por meio dos canais de comunicação, estão sendo promovidas orientações essenciais para garantir que os produtores estejam preparados para enfrentar esse desafio. “O objetivo é proteger o meio ambiente e a produtividade das áreas rurais, promovendo práticas seguras e sustentáveis”, frisou o diretor administrativo, Marcelo Calgaro.

As articulações visam integrar a força de trabalho e as estratégias do governo de Rondônia, somando com os setores produtivos, para contribuir com uma resposta eficiente aos desafios hídricos e queimadas no estado.

Estiveram presente nas reuniões, o secretário adjunto da Sefin, Franco Maegaki Ono; o superintendente da Fiero, Gilberto Baptista; o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Araújo Coelho; e o diretor administrativo da Aprosoja, Marcelo Calgaro.

queimadas
Comments (0)
Add Comment