Governo propõe mobilização da sociedade para um ambiente viário mais seguro na abertura da Semana Nacional do Trânsito

Semana Nacional do Trânsito foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira (18), em Porto Velho

Em acompanhamento ao tema nacional “Paz no trânsito começa por você”, o governo de Rondônia, com ações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito (SNT). A solenidade aconteceu no Palácio Rio Madeira (PRM), nesta quarta-feira (18), em Porto Velho. Para mobilizar a sociedade em busca do desenvolvimento de valores e posturas que construam um ambiente viário mais pacífico, consciente e seguro, a Escola Pública de Trânsito (EPTran) realizará, no período de 18 a 25 de setembro, ações que propõem uma reflexão sobre os problemas no trânsito.

Representando o governador Marcos Rocha, o vice-governador do estado, Sérgio Gonçalves participou do evento, e destacou a importância das ações educativas de trânsito promovidas pelo Detran-RO. “Estamos falando sobre o valor da vida. Preservar vidas passa pela educação e pelo esforço diário de lembrar a todos sobre a necessidade de prudência no trânsito. Isso salva vidas e impacta diretamente nos atendimentos hospitalares. É fundamental que a sociedade compreenda que todo investimento em educação visa a preservação de vidas”, enfatizou.

Palestra sobre “Saúde Mental e Trânsito” fez parte da abertura da SNT

O diretor da Escola Pública de Trânsito, Welton Roney explicou que, durante a Semana Nacional de Trânsito, as ações educativas são intensificadas e diversificadas. “Estaremos nas escolas, ruas e empresas, chamando a atenção para a questão do trânsito. Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito, vamos executar ações que sensibilizem as pessoas em prol de um trânsito mais seguro e humanizado.”

Para o diretor-geral da Autarquia, Sandro Rocha, a Semana Nacional do Trânsito é uma simbologia que serve para refletirmos sobre nosso posicionamento no trânsito. “As ações educativas da EPTran vêm acontecendo de forma intensiva e com projetos inovadores, como o Detranzinho, uma escola que irá formar nossas crianças, adolescentes e jovens de maneira a incentivá-los, no futuro, a serem condutores conscientes. Além das ações pontuais de fiscalização, com foco em retirar de circulação condutores perigosos, que não respeitam as leis e nem as vidas que estão no trânsito.”

PALESTRAS

A abertura da Semana Nacional de Trânsito contou com a palestra da analista de trânsito, Sheila Ximenes, sobre “Saúde Mental e Trânsito”, com abordagem à influência que a saúde mental exerce no comportamento, considerando que as condições psicológicas podem afetar a atenção, capacidade de concentração e tomada de decisões no trânsito.

O coordenador de Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Acidente (Renaest), Iremar Torres, apresentou ao público o Anuário Estatístico de Sinistros de Trânsito de Rondônia. “É uma ferramenta muito útil e poderosa, que é o Power BI, muito elogiada fora de Rondônia. O objetivo da apresentação é levar para a maior quantidade de pessoas possível o trabalho que o Detran faz na pasta de dados estatísticos.”

Porto Velho
Comments (0)
Add Comment