Os foliões já estão contando os dias de folga para aproveitar o Carnaval deste ano. Por conta das festividades, não haverá atendimento em bancos e órgãos públicos até a quarta-feira de cinzas. Confira como a fica a programação:
Bancos
Não haverá atendimento ao público nas agências bancárias de todo o país na segunda (4) e terça-feira (5) de Carnaval, conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Na quarta-feira de cinzas (06), os bancos abrirão a partir do meio-dia até às 14 horas.
Casas lotéricas
As casas lotéricas funcionam normalmente no sábado e na segunda-feira. Na terça-feira de Carnaval as unidades estarão fechadas e na quarta-feira retornam às atividades. O horário será definido por cada casa.
Justiça
O Tribunal de Justiça de Rondônia suspende o expediente nas unidades do Poder Judiciário de 4 a 5 de fevereiro. Os prazos que vencerem nessas datas serão prorrogados para o primeiro dia útil após o recesso. Na quarta-feira (6), o órgão retoma o atendimento no período vespertino, das 14h às 18h.
Ministério Público
Segue o mesmo horário de folga e retorno às atividades do Poder Judiciário.
Justiça Federal
Não haverá expediente na segunda e terça-feira de Carnaval. O órgão volta ao atendimento na quarta-feira de cinzas a tarde.
Órgãos do Governo Federal
Também não haverá expediente na segunda e terça-feira.
Governo do Estado e Prefeitura de Porto Velho
Tanto governo estadual, quanto a prefeitura de Porto Velho, os dias de folga serão mais prolongados. O expediente encerra na sexta-feira (1º) e só volta ao normal na quinta-feira (7). Haverá ponto facultativo na segunda, terça e quarta-feira.
Saúde
O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) vai funcionar normalmente. Em caso de urgência, basta acionar pelo número 192.
As unidades de pronto atendimento e o Pronto-Socorro João Paulo II vão funcionar normalmente. As unidades básicas de saúde (UBS) só reabrem na quarta-feira.
Segurança
A Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificam o patrulhamento e a fiscalização durante o período de Carnaval, para coibir irregularidades no trânsito e a prática de crimes.