O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) comunicou, no plenário do Senado nesta terça-feira (5), o adiamento, para 6 de novembro, de audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado para discutir com técnicos do Ministério da Agricultura a defesa sanitária brasileira, com vistas à exportação da carne bovina.
A audiência será realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia, a partir das 9h. O Estado tem o sexto maior rebanho bovino do país e é o quarto exportador nacional, mas conta com apenas 18 fiscais agropecuários federais.
Como as contratações de novos profissionais estão vetadas pelo governo federal, Acir Gurgacz teme pelo desempenho futuro do setor. O senador disse que a Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne espera exportar este ano 1,7 milhão de toneladas de carne bovina, 7,6% a mais do que o ano passado, o que significa US$ 8 bilhões a mais.
“Mesmo assim, a quantidade insuficiente de médicos veterinários e técnicos agropecuários credenciados pelo Ministério da Agricultura para fazer a fiscalização e a inspeção sanitária, auditagem e a certificação da carne brasileira para exportação pode colocar em risco esse importante mercado para a economia brasileira”, disse o senador.
Para garantir e ampliar a exportação da carne brasileira, e, especialmente de Rondônia, o senador Acir Gurgacz participa, juntamente com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, do Fórum do Agronegócio no âmbito dos BRICS, que ser realizará em Moscou, na Rússia, de 6 a 9 de outubro. A Rússia foi o segundo maior importador de carne bovina do Brasil em 2014 e o maior comprador de carne suína brasileira.
Acir Gurgacz também informou que, nesta semana, a população de Ariquemes (RO) terá um bom motivo para comemorar o 38º aniversário da cidade. É que o Ministério da Saúde liberou recursos para que a obra do hospital regional na cidade seja reiniciada.