Falta de exercícios físicos sintomas: saiba como mudar essa realidade

Já se perguntou a respeito da falta de exercícios físicos sintomas? A verdade é que a grande maioria das pessoas não entendem profundamente esse assunto.

Não há como negar que o sedentarismo traz uma série de malefícios para o nosso corpo, mas muitos não sabem o quão problemático isso pode ser.

Fazer exercícios físicos de forma regular é essencial para garantir uma vida mais saudável e livre de problemas.

Mas, infelizmente, muitas pessoas levam um estilo de vida sedentário, o que pode levar a uma variedade de problemas de saúde.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre a falta de exercícios físicos sintomas. Quer saber mais? Então é só conferir os próximos parágrafos. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

O brasileiro é sedentário?

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita no ano de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pouco mais de 40% dos brasileiros com 18 anos ou mais estão inativos.

No entanto, esse estudo acabou mostrando que as mulheres são mais sedentárias do que os homens, já que a pesquisa apontou 47,5% contra 32,1%.

Contudo, o maior problema está nas pessoas mais velhas, com 60 anos ou mais, onde o percentual é de 59,7% do total.

Apontando para os jovens de 18 a 24 anos, o estudo apontou que eles são menos sedentários, com 32,9%, mas ainda assim é um número mais elevado do que se deveria.

Tudo isso faz com que cheguemos à conclusão de que o sedentarismo é sim um problema grave no Brasil.

Não é à toa que a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta o Brasil como sendo o país mais sedentário da América Latina, ocupando o 5° lugar no ranking mundial do sedentarismo.

O que é falta de exercícios físicos?

Em suma, a falta de exercícios físicos ocorre quando não se pratica atividade física com frequência suficiente.

Isso pode incluir não fazer exercícios cardiovasculares, como caminhar, correr ou andar de bicicleta, ou não realizar treinamento de força, como levantamento de peso ou flexões.

Devemos mencionar ainda que a falta de exercícios é diferente de atividade física.

Qual é a diferença entre exercícios físicos e atividade física?

Exercícios físicos e atividade física são duas formas de se mover e praticar atividades que envolvem o corpo, mas elas têm diferenças.

A atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, com gasto energético acima do nível de repouso.

Isso inclui desde tarefas simples do dia a dia, como caminhar até o trabalho ou subir escadas, até atividades mais estruturadas, como ir à academia.

Ou seja, qualquer movimento que faça você gastar energia pode ser considerado atividade física.

Em contrapartida, os exercícios físicos são atividades físicas planejadas, estruturadas e repetitivas, com o objetivo de melhorar ou manter um ou mais componentes da aptidão física (como força, resistência e flexibilidade). Exemplos de exercícios físicos são os seguintes:

  • Musculação;
  • Corrida;
  • Natação;
  • Yoga;
  • Pilates etc.

Então, podemos dizer que a diferença entre atividade física e exercício físico é que a primeira inclui todas as formas de movimento.

Já a segunda é uma forma específica e planejada de atividade física com objetivos definidos para melhoria da aptidão física.

Mas, independente disso, é sempre necessário ter cuidado ao realizar essas atividades, até mesmo para evitar problemas como dores nas costas ou problemas ainda mais graves.

Falta de exercícios físicos sintomas

A falta de exercícios físicos pode causar uma série de sintomas desagradáveis. Mas, dentre todos eles, podemos mencionar os seguintes:

Aumento do peso corporal

Quando não há gasto calórico suficiente, o nosso corpo acaba armazenando a energia consumida em forma de gordura.

Por consequência, isso pode levar ao ganho de peso, o que pode contribuir para outras condições médicas.

O fato de estar acima do peso adequado pode fazer com que o indivíduo tenha problemas como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos etc.

Fadiga

Sem exercício, o corpo pode perder resistência, o que pode levar a fadiga mais rápida. Por consequência, a pessoa começa a se sentir cansada com coisas simples.

A resistência se torna muito mais limitada, fazendo com que a pessoa se canse ao carregar compras ou quando precisa subir um lance de escada, por exemplo.

Além disso, também pode haver uma redução na produção de endorfinas, que são substâncias químicas que ajudam a regular o humor.

Como resultado, as pessoas podem começar a se sentir mais cansadas ou até mesmo mais deprimidas, também.

Problemas respiratórios

A falta de exercícios físicos pode limitar a capacidade pulmonar, o que pode tornar a respiração mais difícil em situações de esforço.

Isso pode levar a uma sensação de falta de ar ou até mesmo a problemas respiratórios mais graves.

Esses problemas respiratórios acabam contribuindo para a fadiga e baixa resistência em atividades que antes se tinha maior disposição.

Diminuição da força muscular

A falta de exercícios físicos sintomas também pode se refletir em uma diminuição da força muscular, um problema bastante frequente.

O sedentarismo costuma levar a diminuição da força e massa muscular devido ao fato de os músculos não se ativarem pelos exercícios físicos.

Devemos mencionar ainda que as atividades rotineiras não são capazes de trabalhar todos os músculos do nosso corpo.

Por consequência, o indivíduo acaba se tornando mais suscetível a sofrer luxação no ombro, pernas, mãos e diversas outras lesões.

A grande questão é que esse problema tende a ser mais grave nas pessoas mais velhas, já que com a idade avançada, ocorre o envelhecimento natural do nosso corpo e a diminuição de massa e da força muscular.

Ou seja, as chances de lesões e riscos de quedas se tornam ainda maiores. Portanto, a prática de exercícios físicos regulares acaba se tornando indispensável para melhorar a força e resistência muscular.

Problemas cardiovasculares

Sem exercício, o coração pode se tornar menos eficiente em bombear sangue pelo corpo, algo capaz de trazer grandes problemas para a sua saúde física.

Dizemos isso porque pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão e doença arterial coronariana.

Dificuldade de sono

Também não há como falar sobre falta de exercícios físicos sintomas e ficar sem mencionar a dificuldade de sono, haja vista que esse problema costuma estar presente em 100% dos casos.

Afinal de contas, o exercício físico ajuda a regular o ritmo circadiano do corpo, o que pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.

A falta de exercícios físicos pode contribuir para problemas de insônia ou dificuldades para dormir.

Problemas digestivos

Poucas são as pessoas que costumam associar os problemas digestivos com a falta de exercícios físicos, mas isso pode sim acontecer.

Na verdade, o sedentarismo é uma das principais razões de se ter algum problema digestivo, já que a falta de exercícios dificulta o melhor funcionamento do nosso intestino.

Para resolver esse tipo de problema, pode ser necessário procurar por um médico gastroenterologista para avaliar e indicar o tratamento adequado.

Manter uma rotina sedentária, com pouca movimentação e sem uma rotina de exercícios regulares, pode fazer com que o paciente desenvolva problemas como prisão de ventre e favorecer o aumento de peso.

No entanto, para evitar esse tipo de problema, não precisa muito. Praticar caminhada e alongamentos por pelo menos 20 minutos já é o suficiente, desde que seja todos os dias.

Por fim, ainda devemos salientar que algumas pesquisas apontam que o crescimento da microbiota intestinal benéfica se torna ainda mais saudável ao associar com exercício físico e uma alimentação adequada.

Aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos

Ao falar sobre a falta de exercícios físicos sintomas, com certeza um dos principais deles diz respeito ao aumento nos níveis de triglicerídeos e colesterol.

Ao fazer algum exame de rotina, o alto índice dessas taxas costumam ser um grande motivo de preocupação e alerta.

Mas, como na grande maioria das vezes não costuma apresentar sintomas, tende a evoluir de maneira mais silenciosa.

Para evitar os níveis tão elevados de triglicerídeos e colesterol, acaba que os exercícios físicos são a solução mais eficaz e segura.

Mas, para tornar isso ainda mais eficiente, a nossa dica é que você procure aliar a prática física com uma alimentação saudável e leve.

Evite a todo custo o consumo de gorduras, alimentos industrializados e açúcares.

Para aqueles que não sabem por onde começar, pode iniciar com uma simples caminhada, que com certeza fará uma grande diferença.

Afinal, trata-se de uma atividade que não requer tanto condicionamento físico, tampouco acessórios ou equipamentos mais sofisticados.

Como melhorar a falta de exercícios físicos

Para evitar problemas devido a falta de exercícios físicos, com certeza a melhor coisa a se fazer é começar a se exercitar, certo?

No entanto, você não pode fazer isso de qualquer jeito, mas bem pelo contrário. É preciso tomar alguns cuidados essenciais.

Um deles é procurar por um dermatologista câncer de pele para obter as devidas orientações de quais cuidados deve tomar com a sua pele.

Procure também conversar com o seu médico, para que ele possa oferecer algumas dicas mais específicas para o seu caso.

Agora, dentre as nossas dicas de como melhorar a falta de exercícios físicos, podemos mencionar os seguintes:

Comece devagar

Se você é novo na prática de atividades físicas, comece devagar. Ainda que o exercício que irá fazer seja mais simples, não o extrapole.

Não tente fazer muito no início, pois isso pode levar a lesões. Em vez disso, comece com exercícios leves que aumentam de forma gradual em intensidade.

Estabeleça metas realistas

Estabelecer metas realistas pode ajudá-lo a se manter mais motivado enquanto trabalha para melhorar sua condição física.

Procure ter a certeza de que as suas metas são alcançáveis ​​e que você tem um plano sólido para alcançá-las, até para evitar frustrações.

Encontre um parceiro de treino

Encontrar um parceiro de treino acaba lhe ajudando a se sentir ainda mais motivado e responsável, sendo que ambos podem se fortalecer de forma mútua.

Além de tudo isso, ter alguém para treinar com você pode tornar o processo muito mais divertido, já que é um momento onde ambos podem aproveitar para conversar.

Experimente diferentes tipos de exercícios

Não tenha medo de experimentar diferentes tipos de exercícios. Na verdade, procure achar um que lhe dê prazer de praticar.

Como saber se sou uma pessoa sedentária?

Existem alguns sinais bem característicos que podem indicar que uma pessoa é sedentária, sendo um deles o fato de o indivíduo sentir dores constantes nos ossos da mão, braços, pernas e articulações no geral.

Mas, para facilitar a identificação, existem algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo para avaliar seu nível de atividade física. Dentre elas, citamos:

  • Você pratica exercícios físicos de forma regular, por pelo menos 150 minutos por semana?
  • Costuma ficar sentado ou deitado por longos períodos de tempo, sem interrupção?
  • Você prefere usar o carro ou transporte público para fazer atividades cotidianas em vez de caminhar ou pedalar?
  • Possui dificuldade de realizar atividades físicas corriqueiras, como subir escadas ou carregar sacolas pesadas?
  • Você sente cansaço com frequência e falta de disposição para realizar tarefas diárias?

Se sua resposta for afirmativa para a maioria dessas perguntas, é possível que você seja considerado uma pessoa sedentária. 

bem estarsaúde
Comments (0)
Add Comment