Faculdades Fimca e Metropolitana vão oferecer 24 bolsas de estudo para indígenas

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) assinou convênio com as Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca) e Faculdade Metropolitana para promover a inclusão de indígenas no ensino superior. Com a assinatura do convênio, as faculdades se dispõem a oferecer 24 bolsas integrais a indígenas de Rondônia, em 14 cursos de graduação.

O procurador da República Reginaldo Trindade ressalta que as bolsas de estudo são importantes porque “através da educação, em especial a universitária, é possível vislumbrar uma vida melhor; no caso dos indígenas, isso é importantíssimo, pois esse profissional formado melhora não só o seu trabalho e sua vida, mas também a vida de sua comunidade”. Trindade acrescentou que com a assinatura dos convênios, as faculdades Fimca e Metropolitana demonstram responsabilidade social e disposição em promover efetivamente a inclusão dos menos favorecidos.

A Fimca vai oferecer nove bolsas integrais, sendo uma para cada um dos seguintes cursos: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar, Serviço Social, Turismo e Zootecnia. Já a faculdade Metropolitana disponibilizará 15 bolsas, sendo cinco em cada um dos seguintes cursos: Gestão Ambiental, Letras e Pedagogia.

As bolsas integrais serão válidas por todo o período necessário para conclusão da graduação dos indígenas e serão ofertadas no processo seletivo 2017.1 das faculdades. Os indígenas terão isenção da taxa de inscrição do vestibular, independente de comprovação de baixa renda. No vestibular, eles concorrerão somente entre si, com reserva de vagas, e precisarão atingir o índice mínimo de aprovação previsto nos editais. As bolsas serão ofertadas semestralmente ou anualmente, de acordo com o curso.

O convênio prevê que no caso de inexistência ou insuficiência de alunos indígenas aprovados, haverá a prorrogação do convênio até que se atinja o total de bolsas ofertadas.

Comments (0)
Add Comment