Estudantes de cursos técnicos voltados ao agronegócio estão participando de workshops sobre economia verde, que visa o desenvolvimento econômico com inclusão social, consumo consciente e preservação ambiental, apresentados na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, maior evento de agronegócio do Norte do país, que segue até sábado (25), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. O Espaço Interativo e Dialógico do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está recebendo grupos de alunos do Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec) Abaitará, unidade executora da instituição de ensino profissionalizante, localizado em Pimenta Bueno.
INSCRIÇÕES
O cronograma prossegue nesta quarta-feira com a realização nos turnos manhã e tarde do Workshop Idep Bioeconomia Legal e a Oficina Desenvolvimento Sustentável na Amazônia para Agricultura Orgânica. Além dos alunos de cursos técnico, podem participar também, quem se interessar pelo tema. As inscrições são realizadas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYtxKCd-ExWbMm4xSyux0gAv7wUsXTDeWXZOR7DzIJ8Awy6Q/viewform?pli=1
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, ações com o propósito de conscientizar os jovens sobre o desenvolvimento sustentável é de suma importância, tendo em vista a relevância e necessidade de unir forças em torno das causas acerca da preservação ambiental.
“A sustentabilidade, o empreendedorismo e a inovação devem ser prioridade para quem está ingressando no mercado de trabalho, e por esse motivo, o governo de Rondônia evidencia essas questões porque precisamos buscar o progresso econômico aliado ao desenvolvimento social e ambiental”, salientou Marcos Rocha.
TENDÊNCIAS
Cursando Zootecnia no Centec Abaiará, a moradora de São Felipe d’Oeste, Gabrieli Mendes de Oliveira, de 18 anos, participou de uma palestra sobre bioeconomia, no Espaço Idep na terça-feira (21), e destacou a importância dos novos conhecimentos adquiridos.
“Valeu a pena participar. Foi um grande aprendizado sobre uma área que faz parte da nossa vida, principalmente de quem cresceu no campo como eu. Minha família tem propriedade rural e sempre se dedicou à agricultura familiar”, declarou a estudante.
De acordo com a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a realização de workshops, palestras e oficinas com temáticas como bioeconomia, sustentabilidade e economia verde; integra a missão pedagógica e técnica da instituição de ensino. “A meta é formar os estudantes para crescerem profissionalmente, seguindo as tendências do mercado de trabalho”, concluiu.