Porto Velho é a única capital do Brasil que faz fronteira com outro país: a Bolívia. No entanto, o distrito sede, onde fica localizada a administração do município, fica no interior do Brasil, a mais de 150 km da fronteira. Mas por que isso acontece? Com uma área territorial de 34.090,952 km², Porto Velho é a maior capital em extensão territorial do país, sendo maior que os estados do Alagoas e Sergipe, e até maior que países inteiros, como a Bélgica.
Dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (21) mostram que somente duas capitais possuem sede dentro da faixa de fronteira com outros países do continente, sendo Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR).
Isso porque a análise das populações em faixas de fronteira é feita considerando os setores censitários, que são as subdivisões do território usadas pelo instituto para fazer as entrevistas para o Censo.
Ou seja, com a longa extensão territorial, o distrito sede de Porto Velho fica a mais de 150 km da fronteira, mas parte de seus distritos, como Fortaleza do Abunã e Extrema, fazem parte da considerada “faixa de fronteira”.
Os dados por setor censitário permitem – além de saber quantas pessoas vivem em uma determinada área – analisar as cidades por dentro. É possível, por exemplo, saber quão distante as pessoas estão de hospitais ou escolas.
As subdivisões por distritos e subdistritos, também apresentadas nesta quinta, seguem as leis e lógicas municipais.
Saiba o que é setor censitário, distrito e subdistrito
Setor censitário
É a principal unidade territorial usada pelo IBGE para coleta e divulgação de dados estatísticos. Ele representa uma fração do território nacional, levando em conta as estruturas territoriais, para facilitar a coleta de estatísticas.
Distrito
São unidades administrativas internas dos Municípios. Sua criação, organização ou supressão se faz por leis municipais, observada a legislação estadual.
Subdistrito
Os Subdistritos são unidades internas dos Municípios, que dividem integralmente o território do Distrito ou do Município. Constituem normalmente o segundo nível de divisão municipal, geralmente adotados em grandes cidades, para as quais apenas a divisão distrital não é suficiente, de acordo com as necessidades da administração.
Via G1 RO