A enchente chegou: Defesa Civil remove mais famílias e prefeitura vai decretar estado de
Porto Velho – Rondônia – Na tarde desta segunda (26), equipes da Defesa Civil de Porto Velho, removeram mais três famílias de áreas já atingidas pela enchente do rio madeira. Duas famílias foram retiradas do bairro São Sebastião II e uma outra do bairro da Balsa.
Com essa remoção, sobe para quinze o número de famílias desalojadas pela enchente em Porto Velho, sendo que a maioria expulsa pela cheia está na região do Abunã, distante 230 km da capital rondoniense.
O nível do rio madeira chegou aos 15,18 metros na zona urbana de Porto Velho, e vem subindo uma média de 30 cm a cada 24 horas, o que fez a prefeitura agilizar o decreto de situação de emergência.
Na semana passada, por orientação da Defesa Civil, o prefeito Mauro Nazi (PSB), já havia decretado o estado de alerta e agora o município deve entrar no último estágio de socorro quando a situação é de enchente. O último é o estado de calamidade pública.
Enquanto centenas de famílias estão ameaçadas pela cheia, a prefeitura prepara dois ginásios para receber as próximas vítimas da alagação.
De acordo com o chefe de operação da Defesa Civil Municipal, Paulo Afonso da Silva, outras famílias dos bairros Nacional e São Sebastião devem ser removidas de casa para um abrigo público ainda esta semana.
Fonte: Rondonoticias