Para garantir a gratuidade no transporte coletivo para pessoas com idade superior a 60 anos e deficientes físicos, as empresas Ipê e Verde Transporte, iniciam na próxima quarta feira (29), o cadastro para emissão de passagens estaduais e interestaduais. A ação conjunta das empresas, respeita a Lei das gratuidades e o estatuto do idoso.
Para realizar o cadastro, o beneficiário precisa apresentar comprovante de renda, RG e as carteiras emitidas pelo DER e ANTT, que já garantem a gratuidade.
As empresas criaram um banco de dados e a partir do cadastro, a emissão de passagens para dentro do estado ou para viagens para fora de Rondônia, ficará mais fácil e mais rápida. De acordo com a legislação vigente, duas vagas são reservadas em cada viagem para esses beneficiários.
“Hoje, para ter direito a gratuidade, o beneficiário precisa apresentar uma série de documentos e ainda aguardar a emissão do bilhete. Se ele aparece na rodoviária sem um desses documentos, precisa voltar em casa e perde um tempão. Com o cadastro, basta informar o nome ou RG que a passagem será emitida na hora, sem qualquer contratempo”, explica Francisco Filho, encarregado de conferência.
O cadastro vai acontecer no guichê da empresa IPÊ, na rodoviária de Porto Velho.