Uma semana de conquistas, superação e fortalecimento de ações em benefício da população é proporcionada pelo governo de Rondônia. Entre as boas notícias está a conquista de mais um recorde de novos negócios, com crescimento de 3,5% na abertura de empresas, e a entrega de mais embarcações para o deslocamento de estudantes do Baixo Madeira, demostrando o empenho do governo em superar os desafios enfrentados no transporte escolar fluvial. Além disso, Rondônia passou a liderar na região Norte, a redução da mortalidade materna e avanços na saúde das gestantes. Saiba mais sobres esses e outros destaques:
NOVOS NEGÓCIOS
De acordo com o mais recente levantamento da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), de janeiro a outubro de 2024, o estado registrou a abertura de 22.936 novos negócios, ultrapassando a quantidade de 22.155 alcançada no mesmo período de 2023. O crescimento é de 3,5%. Os dados mostram o resultado do engajamento do governo de Rondônia em fortalecer o desenvolvimento do estado.
BAIXO MADEIRA
O governo de Rondônia realizou a reforma de nove embarcações com motores novos, que vão somar com outras 51 que já estão em operação, totalizando 60 embarcações. O transporte fluvial vai atender aproximadamente mil estudantes da Rede Municipal e Estadual de Educação do Baixo Madeira.
ASSISTÊNCIA AOS INDÍGENAS
Dando sequência às ações que visam atenuar a situação de vulnerabilidade social em decorrência da crise hídrica histórica, o governo estadual entregou donativos para serem repassados a 104 famílias da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Jaru. Ao todo, são 2.028 garrafas de água mineral de 2 litros cada, 104 cestas básicas e 104 kits de higiene.
REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA
Rondônia alcançou a menor taxa de mortalidade materna da região Norte, com 14,67 mortes por 100 mil nascidos vivos até agosto de 2024, conforme dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade Materna. O avanço é resultado das políticas públicas de saúde implementadas, que priorizam o cuidado integral às gestante, com esforço contínuo para melhorar a saúde materno-infantil.
CENTRO DE TREINAMENTO
O novo Centro de Treinamento do 3° Batalhão da Polícia Militar (BPM) em Vilhena visa proporcionar uma infraestrutura de alto nível ao treinamento e capacitação dos policiais, além de impactar na segurança pública da região. A obra com recursos do governo federal é realizada pelo governo de Rondônia, e está em processo de finalização, para ser inaugurada, ainda em 2024.
COMPETIÇÕES ESPORTIVAS
A promoção do esporte rondoniense tem sido acelerada por meio de políticas públicas como o Programa de Apoio ao Atleta (Pró-Atleta) do governo de Rondônia, que concede passagens aéreas. Em outubro, ultrapassou a marca de 1,6 mil beneficiados e o topo de mais de 1,4 mil medalhas conquistadas em competições, que acontecem em outros estados brasileiros e até no exterior.
RONDÔNIA CIDADÃ
Em três edições do programa Rondônia Cidadã, realizadas pelo governo estadual, em períodos diferentes, na região de Porto Velho, foram ofertados 3.881 atendimentos em diversas áreas. Com o programa são ofertados vários serviços essenciais, em um só local no final de semana, facilitando a vida das pessoas que trabalham ou estudam nos dias úteis.
DUELO DA FRONTEIRA
O Duelo na Fronteira acontece nos dias 15 a 18 de novembro, e vai contar com atrações nacionais. A entrada é gratuita, e a abertura ficará por conta dos artistas nacionais; Mano Walter e Thaeme & Thiago. Realizado no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim, com investimento do governo de Rondônia, o evento é uma das manifestações folclóricas mais emblemáticas de Rondônia.
CIDADANIA EMPRESARIAL
Acontece nesta sexta-feira (8) e sábado (9), a 5ª edição do Programa Cidadania Empresarial, promovido pelo governo de Rondônia, com o intuito de apoiar pequenos negócios, além de facilitar a formalização de empresas e acesso a serviços de microcrédito no estado. A ação acontece na Escola Cândido Portinari, no município de Rolim de Moura.
FORÇA-TAREFA DO ENEM
Durante a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo de Rondônia realizou uma força-tarefa para conduzir os estudantes a participarem do primeiro dia de prova, que ocorreu no domingo (3). Em parceria com as prefeituras municipais, foram disponibilizados carros e ônibus para viabilizar o acesso aos locais de aplicação do exame. O mesmo aparato será oferecido na segunda fase do exame, que ocorre no domingo (10).