Delicioso e versátil, o abacate faz sucesso na dieta de quem opta por uma alimentação mais saudável. Além de saborosa, a fruta do momento é rica em fibras, vitaminas, minerais e gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir os riscos de doenças crônicas. O abacate é frequentemente citado como um superalimento devido às suas propriedades para o bem-estar.
Descubra todos os benefícios que essa fruta deliciosa proporciona!
Previne o envelhecimento precoce
O abacate ajuda principalmente a combater estrias, rugas e celulite por ser rico em vitamina C, auxiliando na metabolização do colágeno e dando firmeza à pele. Além disso, a fruta também possui antioxidantes que ajudam a proteger e evitar o envelhecimento das células da pele, conferindo mais elasticidade e, consequentemente, deixando a aparência mais bonita e saudável.
Favorece o ganho de massa muscular
Por ser rico em gorduras boas, o abacate ajuda na formação de massa muscular ao ser consumido antes da atividade física, proporcionando energia ao organismo para realizar o treino e também fornecendo proteínas que favorecem a recuperação do músculo. Além disso, a fruta é rica em magnésio, um mineral importante para a contração muscular, e potássio, que ajuda a combater a fadiga e a evitar as cãibras durante o treino.
Fornece ácido fólico
O abacate é rico em ácido fólico, que ajuda a estimular a formação de células sanguíneas, como hemácias, plaquetas e glóbulos brancos, atuando na prevenção e melhora da anemia.
Além disso, é muito bem-vindo na alimentação de mulheres que pretendem engravidar ou que estão no primeiro trimestre de gravidez, uma vez que o ácido fólico é uma vitamina que participa na formação do sistema nervoso do bebê, prevenindo o surgimento de algumas doenças congênita.
Aumenta a hidratação e brilho do cabelo
Muito utilizado em máscaras para o cabelo, o abacate fornece hidratação aos fios e favorece o seu crescimento. Isso acontece por ser uma fruta rica em gorduras, vitaminas do complexo B e E, deixando o cabelo mais brilhante e saudável.
Ajuda a emagrecer
O abacate é rico em fibras, principalmente insolúveis, que permitem controlar o apetite e evitar o consumo excessivo de alimentos, uma vez que aumentam a sensação de saciedade e regulam o açúcar no sangue. Ele também possui vitaminas do complexo B, necessárias para o bom funcionamento do metabolismo. No entanto, por ser rica em gorduras, o abacate possui muitas calorias, sendo recomendado consumir em pequenas porções.
Melhora o funcionamento cerebral
O principal benefício do abacate para o cérebro é melhorar a capacidade de memória, pois o ômega 3, presente também em peixes como salmão e atum, estimula a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de concentração.
Além disso, por ter ácido fólico e magnésio, também auxilia na prevenção da depressão, demência e Alzheimer, pois atuam na síntese de neurotransmissores que ajudam a melhorar não só a memória, mas também a concentração e a motivação.
Previne doenças cardíacas
Por ser uma fruta rica em fitoesteróis provenientes das gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, o abacate ajuda a diminuir os marcadores sanguíneos que aumentam o risco de doenças cardíacas, reduzindo o colesterol total, os triglicerídeos e o colesterol “ruim” (LDL). Ele favorece a síntese do colesterol “bom” (HDL), evitando o acúmulo de placas de gordura nas artérias e promovendo a saúde do coração.
Controla a pressão arterial
O abacate apresenta boas quantidades de potássio e magnésio, minerais importantes que contribuem para a redução da pressão arterial, uma vez que o potássio favorece a eliminação do sódio através da urina e o magnésio ajuda a aumentar a produção de óxido nítrico, relaxando os vasos sanguíneos.