Em reunião realizada nesta quinta-feira (3) no Fórum Cível da Capital foi determinada dia 14 de setembro para que seja realizada a desapropriação da área localizada atrás de uma faculdade da Avenida Mamoré, no Bairro Universitário. Estiveram presentes na reunião o deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB), além de procuradores do município, advogados, defensores estaduais e o adjunto da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária.
O representante do 5º Batalhão da Polícia Militar afirmou que todas as providências necessárias já foram adotadas para que seja feito o cumprimento do mandado. Policiais Militares, dentre eles 30 da Companhia de Operações Especiais (COE) estarão trabalhando na operação. Foi determinado que se expedisse ofício ao Conselho Tutelar e Corpo de Bombeiros para que fiquem cientes e acompanhem a medida.
A Eletrobras Rondônia (antiga Ceron) também receberá ofício para que a empresa disponibilize equipes a fim de realizar o desligamento da rede elétrica, facilitando assim a derrubada de imóveis, inibindo o risco de algum trabalhador ser eletrocutado. O bairro Universitário possui centenas de residências, cerca de 350 famílias, com o total aproximado de 1.500 pessoas, além de comércios e igrejas.
Jesuíno relatou que já se comprometeu em disponibilizar emenda parlamentar individual no valor de R$ 1 milhão, para 2016, para que seja adquirida a área e os moradores possam continuar naquele pedaço de terra. O parlamentar disse que irá entrar com ação judicial para que seja suspenso o prazo da desapropriação, pois o mesmo não é suficiente para que seja feita avaliação do terreno, entre outros procedimentos.