Porto Velho, RO – O Brasil demonstra a marca de seu povo criativo nas mais diversas searas. Mas é durante os pleitos que a população tem a oportunidade de observar o lado inventivo mais transcendental de seus semelhantes que postulam cargos eletivos.
Brincando com coisa séria, candidatos abusam da veia cômica social e apelam a nomes de urna esdrúxulos para obter maior publicidade, ainda que negativa.
É o caso do pretendente à vereança de Mirante da Serra Hilton Emerick de Paiva, do PRP, que adotou ‘Cagado’ como alcunha política de urna. E não, a grafia não está equivocada e a primeira vogal não leva o acento agudo. Definitivamente, não se trata de um apelido ligado à espécie de quelônio.
Embora o epíteto de Emerick possa sugerir característica desagradável em termos de odores, provavelmente o cheiro ficasse restrito ao município em que pretende legislar não fosse uma forcinha concedida pelo deputado federal Lúcio Mosquini, do PMDB.
Mosquini virou motivo de piada ao aparecer na inserção de Paiva durante o horário eleitoral gratuito pedindo ao cidadão mirantense, simplesmente, que “Vote ‘Cagado’”. Não é preciso dizer que a solicitação, ainda que bem intencionada, culminou na ridicularizarão do parlamentar peemedebista. A interpretação da maioria dos espectadores é a de que o congressista gostaria que as pessoas que moram em Mirante da Serra fossem votar após as devidas necessidades fisiológicas negligenciando, por sua vez, as consequentes práticas de higiene pessoal.
O vídeo abaixo tem circulado em diversas redes sociais.
Rondoniadinamica